O Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha publicou, no dia 24 de setembro, o décimo sétimo episódio da série denominada “Pílulas de História Oral – A Memória Viva”. Foi também o terceiro episódio dedicado à trajetória do ex-diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Leonel Tozzi. Encerrando esta série, foram levados ao ar, no total, depoimentos de treze servidores, entrevistados individualmente, em dupla ou no formato de roda de conversa.
De forma pioneira e se adaptando ao contexto do trabalho remoto, a divulgação das “Pílulas” foi feita, principalmente, nos grupos de WhatsApp de servidores, na ativa ou aposentados. A ação teve foco no público interno, que vive um inédito afastamento do local de trabalho em função da pandemia causada pela Covid-19. Porém, todo material está à disposição do público em geral na página do Memorial.
Um dos objetivos do projeto foi o fortalecimento dos laços históricos e afetivos do corpo de servidores com a Justiça Eleitoral gaúcha, tendo por elo a trajetória de colegas que, entre as décadas de 1950 e 2010, estiveram atuando nas mais diversas atividades junto ao Tribunal e aos Cartórios Eleitorais.
Segundo o diretor-geral do TRE-RS, Josemar Riesgo, o projeto procura manter o vínculo dos colegas aposentados, ao mesmo tempo em que procura proporcionar aos servidores novos a possibilidade de conhecer a história da Justiça Eleitoral Gaúcha, contada por quem fez parte do processo.
O projeto, que contou com a parceria da Associação dos Servidores e Pensionistas do TRE-RS (ASTRERS), soma-se às iniciativas do Memorial relacionadas à História Oral, como as séries Relatos e Roda de Memória.
Fonte: TRE-RS