Promovida pela Corregedoria Geral da Justiça, a abertura da Correição Ordinária em 15 comarcas do Judiciário tocantinense foi realizada na quinta-feira (27/8), por meio da plataforma virtual Cisco Webex, disponibilizada aos tribunais pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O evento teve a participação de autoridades convidadas e magistrados das comarcas de Colméia, Guaraí, Itaguatins, Colinas, Arapoema, Cristalândia, Pium, Paraíso, Araguacema, Arraias, Natividade, Ponte Alta, Novo Acordo, Gurupi e Palmeirópolis, que receberão um link que será disponibilizado horas antes da abertura. O público em geral também pode acompanhar ao vivo, no canal TJ Tocantins no YouTube.
A solenidade de abertura das correições ordinárias contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; do corregedor-geral da justiça, desembargador João Rigo Guimarães; dos diretores e juízes dos Foros; e de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras autoridades.
Aprimorar mecanismos de gestão
“Mesmo diante de uma crise sanitária sem precedentes, o Poder Judiciário do Tocantins continua em funcionamento para atender à sociedade”, ressaltou o corregedor-geral da Justiça, João Rigo Guimarães, lembrando que a Corregedoria cumpre sua missão institucional ao manter as correições com vistas a aprimorar os mecanismos de gestão das unidades e, a partir disso, entregar uma atividade judicial dentro das expectativas do jurisdicionado.
“E o mais importante: sem prejuízo dos resultados. Inclusive recentemente realizamos correição de forma remota na Comarca de Palmas e os resultados foram bastante positivos”, frisou o desembargador, destacando o trabalho da Corregedoria no aperfeiçoamento da “metodologia dos trabalhos correcionais, com foco nos resultados, na identificação dos problemas e correção de suas causas, bem como na replicação das boas práticas observadas”.
O corregedor-geral da Justiça ainda ressaltou que eventuais sugestões, elogios ou reclamações poderão ser apresentados preferencialmente por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Corregedoria-Geral da Justiça, ou ainda mediante reunião por videoconferência a ser agendada com a equipe de correição pelo email corregedoria@tjto.jus.br ou telefone (63) 3218-4509.
Foco na sociedade
As correições ordinárias têm o objetivo de promover ajustes e adequações pontuais para o aprimoramento da prestação jurisdicional à sociedade. As reuniões com os magistrados e servidores das comarcas serão também por videoconferência, no período de 1º a 30 de setembro.
As pessoas que quiserem fazer reclamações, sugestões ou tirar dúvidas deverão entrar em contato com a Controladoria das comarcas por formulário eletrônico disponível, no site da Corregedoria ou pelo telefone (63) 3218-4509, sendo que a equipe de correição fará reunião por videoconferência com quem desejar. Acesse o formulário por este link https://bit.ly/32rV3WZ.
Confira agenda das correições aqui
Fonte: TJTO