Varas do trabalho de Teresina utilizam o processo virtual

Compartilhe

As 3ª e a 4ª Varas do Trabalho de Teresina deram início a uma mudança na forma como advogados e partes vão se relacionar com a Justiça do Trabalho, com a realização das primeiras audiências utilizando o processo virtual.

Desde o último dia 7 de junho todos os novos processos que derem entrada nas quatro Varas do Trabalho de Teresina já estão sendo virtuais. Paralelamente os processos já existentes estão sendo digitalizados para serem operacionalizados através do APT Virtual. E são estes processos que já começam a fazer parte do ritual de julgamento.

As audiências na 3ª e 4ª Vara do Trabalho que inauguraram essa nova fase contaram com a presença do Diretor Geral do TRT/22, Francisco Marques e do Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Manoel Edílson Cardoso.

O diretor da 3ª Vara do Trabalho, Vanley Leite Albuquerque, comenta sobre a satisfação da 3ª Vara em ser uma das pioneiras na realização das audiências utilizando o novo sistema e destaca a colaboração dos servidores. “As primeiras audiências pelo novo sistema do processo virtual são a representação do trabalho em conjunto de todos os servidores na digitalização dos processos”, frisa.

Vanley Leite afirma ainda que o processo sem papel representa uma mudança cultural satisfatória tanto para advogados, que não precisarão mais ter gastos e perder tempo com o processo físico, quanto para as partes, que será beneficiada pela celeridade que irá proporcionar em relação ao processo.

O Juiz do Trabalho Roberto Wanderley Braga, da 4ª Vara, participou das primeiras audiências pelo novo sistema e afirma que as mudanças são muito positivas: ”Uma das grandes vantagens é que os autos já são juntados instantaneamente, o processo chega  mais rápido para análise do juiz, já que rotinas manuais, como juntada de petições, por exemplo, passam a ser automatizadas pelo processo virtual. O benefício se expande às partes tendo em vista que ao sair da audiência  todo processo já é disponibilizado pelo sistema, representando maior ganho temporal, já que já podem  ver todo o conteúdo de suas ações na internet.”, destaca.

O processo virtual – Chamado de APT Virtual, o sistema de processo virtual do TRT/PI acaba com os processos de papel e promete ser uma revolução nos procedimentos judiciais proporcionando mais velocidade, praticidade e comodidade na tramitação dos processos trabalhistas. Todo o sistema passa a ser operacionalizado via internet.

Com o novo sistema todos saem ganhando: o juiz ganha um instrumental melhor para o trabalho e junto com o servidor ganha mais qualidade de vida; a sociedade ganha com a maior transparência e velocidade do julgamento dos processos, os advogados terão mais comodidade e facilidade para trabalhar e há uma grande contribuição com a responsabilidade ambiental.

A previsão é que o sistema de processo virtual será implantado na segunda instância do TRT/PI ainda em julho e nas Varas do Trabalho do interior até o final do ano.

Cadastro – Com o processo virtual os advogados, por exemplo, podem, pesquisar, acompanhar e até peticionar de onde estiverem com toda a segurança e certificação de validade digital, sem precisar se deslocar às Varas do Trabalho.

Cadastrado e com a senha em mãos, as partes, advogados, magistrados, servidores, procuradores e peritos, podem consultar e/ou dar andamento ao processo e realizar atos processuais (juntar documentos e petições aos autos, obter certidões, etc) de qualquer lugar do mundo. A transparência no andamento dos processos será total.

O login e senha é o mesmo utilizado no Cadastro Único do Advogado do TRT/PI. Quem ainda não é cadastrado basta fazer a requisição junto ao setor de protocolo das Varas do Trabalho de Teresina.

 

Fonte: TRT/PI