O ajuste de tramitações, a conclusão de perícias médicas e a finalização da instrução em ações que dependiam apenas do cumprimento de cartas precatórias possibilitaram o cumprimento, pela 1ª Vara do Trabalho de Salvador, da Meta 2 de 2010 do Conselho Nacional de Justiça. A medida determina o julgamento dos processos de conhecimento ajuizados até dezembro de 2007 em toda a Justiça do Trabalho.
A maioria das pendências da unidade era de processos que necessitavam de perícias médicas e contábeis. Os exames foram viabilizados graças ao planejamento financeiro implantado pela administração do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), que vem garantindo a pontualidade nos pagamentos de honorários periciais em processos com assistência judiciária gratuita. Até o momento, oito varas do TRT5 atingiram a Meta 2/2010. Mais de 1.600 processos enquadrados na Meta 2 já foram resolvidos nos últimos oito meses, graças a ações empreendidas pela Presidência do TRT5, pela Corregedoria Regional e pela Comissão Gestora das Metas do Tribunal.
Entre os dias 6 e 10 de dezembro, o TRT baiano vai realizar a Semana da Meta 2, com o objetivo de julgar os cerca de 1.500 processos ainda pendentes. O movimento vai alcançar todas as varas trabalhistas do estado.
Fonte: TRT5