Vara do Trabalho de Lagarto (SE) recebe Processo Eletrônico

Compartilhe

A Vara do Trabalho (VT) de Lagarto recebeu a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na última semana. Distante 75 km da capital, a unidade é a segunda do interior de Sergipe a ter o processo eletrônico introduzido, depois de Propriá. A solenidade de implantação foi conduzida pelo desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-2) – que abrange o estado de Sergipe – com a participação da juíza titular da unidade Kátia Alves de Lima Nascimento.

Com a chegada do PJe-JT, a VT, que tem jurisdição sobre os municípios de Lagarto, Boquim, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Simão Dias, Poço Verde, Salgado e Tobias Barreto, terá todas as novas demandas protocolizadas e tramitadas no sistema eletrônico. “O grande desafio da presidência é levar celeridade, atendimento unificado e agilidade nas questões que envolvem as partes para todas as varas do estado. Tenho a certeza que agimos certo ao assumirmos esse desafio. Levar o PJe para mais uma unidade é o aprimoramento do Judiciário Trabalhista sergipano para com a sociedade”, afirma o presidente Jorge Cardoso, durante a solenidade de implantação.

Sustentabilidade – A juíza Kátia Alves Nascimento, responsável pela Vara de Lagarto, ressaltou que o Processo Eletrônico tem como um dos principais objetivos prezar pela sustentabilidade do meio ambiente ao excluir o uso do papel. “Todos os próximos processos serão movimentados no novo sistema. Parabenizo o TRT de Sergipe pelo pioneirismo e pela instalação do PJe, em um curto espaço de tempo, em todo o âmbito do tribunal”, relata. A juíza também destacou a dedicação do quadro de servidores e a compreensão dos advogados.

Na ocasião, o primeiro processo via PJe-JT – de número 20.001-64.2012.5.20.0014 – foi ajuizado pelo advogado trabalhista Ismar Francisco Ramos Filho, e representante da Ordem dos Advogados Trabalhistas – Seccional Sergipe. A audiência acontecerá dia 30 de janeiro de 2013, às 9h.  A solenidade também contou com as presenças da secretária-geral da presidência, Maria Teresa Lopes de Castro, do diretor-geral do TRT-SE, Ary da Silva, do diretor de secretaria da VT de Lagarto, Marcelo Vieira dos Santos, do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Mário José Cunha da Rocha, da coordenadora regional de implantação do PJe-JT em Sergipe, Ossianúbia de Alencar e do presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 20ª Região, Cleonâncio de Santana Macêdo.
 
Depois de implantado em Lagarto, o novo sistema será levado para as outras quatro unidades do interior de Sergipe. As próximas a receberem o PJe-JT são: Maruim – provisória em Carmópolis (5/12), Estância (10/12), Itabaiana (11/12) e Nossa Senhora da Glória (12/12). Com a introdução do sistema eletrônico nas respectivas varas, a Justiça do Trabalho de Sergipe terá todas as unidades com funcionamento totalmente digital.

Do TRT-20