Durante o percurso, houve distribuição de folders e cartazes da campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes e também da campanha contra álcool e drogas para os menores. O objetivo foi sensibilizar a comunidade de Santana para a vigilância e combate ao abuso sexual dos menores.
A ação foi uma iniciativa da Juíza Larissa Noronha Antunes, titular da Vara da Infância e Juventude de Santana, sob a responsabilidade do Comissariado da Infância e Juventude da comarca. “Queremos despertar a população sobre a proteção das crianças e adolescentes nessa questão da exploração e violência sexual. Apontar que a defesa e proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Cada um de nós pode olhar por eles”, destacou a magistrada.
A desembargadora Stella Ramos, coordenadora estadual da Infância e Juventude, disse que é importante o convite da Justiça para que as pessoas prestem atenção nesses assuntos tão sérios e delicados. “Não é apenas uma caminhada. As pessoas já são tão voltadas para os seus próprios problemas que cabe a nós fazer esse alerta e convidar para a reflexão sobre a violência contra a criança. Então a Coordenação da Infância está presente, e se possível faremos essa ação por todo o estado. É o Judiciário saindo às ruas e falando diretamente à população”, definiu.
A Caminhada Contra Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes saiu da Cia Zamin e seu trajeto abrangeu toda área portuária até a entrada do Porto Souzamar. A ação teve como parceiros Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasci), Creas, Docas de Santana, Zamin, Polícia Militar, Conselho Tutelar e Ministério Público.
Fonte: TJAP