Programa Valorização
O objetivo do programa é esclarecer ao cidadão a importância dos serviços prestados pelo Judiciário. Isso porque a valorização das atividades da magistratura tem impacto direto na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
É importante para a sociedade contar com magistrados motivados e em condições de continuar contribuindo significativamente para os avanços do país e o fortalecimento de nossas instituições. E é em razão desse necessário reconhecimento que o CNJ, por meio da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, lança o “Programa de Valorização – Juiz valorizado, justiça completa”, por meio do qual pretende-se ampliar a discussão sobre o tema e levantar sugestões de ações que contribuam para a melhoria da atuação qualificada do Poder Judiciário e para o respeito aos valores de seus profissionais.
Sabe-se que a atuação dos juízes é fundamental para a garantia do pleno exercício da cidadania, e a relevância desse papel pode ser verificada no simples fato de que são proferidos cerca de 22 milhões de sentenças por ano, em que pessoas são absolvidas de falsas acusações, criminosos são presos, consumidores são ressarcidos, devedores são condenados, maus políticos são cassados, direitos dos trabalhadores são respeitados, interesses familiares são preservados, vidas são salvas.