O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) está atualizando as urnas eletrônicas do estado para as próximas eleições. O objetivo é preparar as urnas para que elas possam executar programas mais modernos e seguros, elaborados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais de 2012.
O prazo para a atualização das 9.434 urnas eletrônicas do Estado termina no dia 31 de julho, mas os servidores do TRE-ES responsáveis pelo processo, com o auxílio de uma empresa prestadora de serviços, já conseguiram atualizar 90% das urnas. Até o dia 31, todas as urnas terão passado por alguma alteração técnica.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Magno Marchiori, o Espírito Santo possui urnas eletrônicas de três modelos diferentes. “Temos urnas produzidas em 2008, 2009 e 2010. As urnas de 2009 e 2010, que totalizam 1.610, passarão por uma atualização mais simples, já que são mais modernas. As outras 7.824 urnas, de 2008, terão uma atualização completa”.
Segundo Marchiori, dentre as atualizações feitas nas urnas de 2008 está a substituição do disquete, que era a mídia utilizada para a gravação e transferência de dados, por uma espécie de pen drive, preparado de forma especial para as eleições. As urnas de 2009 e 2010 já possuíam este sistema e, por isso, receberam atualizações mais simples.
Marchiori ainda cita as vantagens da substituição dos disquetes pelos pen drives. “Com a troca do drive de disquete por uma espécie de pen drive especializado, são melhoradas as capacidades de armazenamento e processamento das urnas, diminuindo também a quantidade de erros”.
Para o pleito deste ano, os eleitores de Dores do Rio Preto foram cadastrados biometricamente. Para as eleições de 2010, os eleitores de Viana e Castelo já haviam sido cadastrados. A previsão é de que em 2013 o cadastramento seja iniciado em outros municípios. “A biometria, além de melhorar o processo de identificação dos eleitores, reduz drasticamente a chance de um eleitor se passar por outro”, afirma Marchiori.
O Espírito Santo, que possui ao todo 9.434 urnas eletrônicas, terá aproximadamente oito mil seções de votação este ano. O número exato de seções será divulgado após a conclusão do processamento do cadastro de todos os eleitores pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Fonte: TRE-ES