Reunidos em Teresina (PI) por dois dias, presidentes de tribunais de Justiça de todo país compareceram à abertura solene do 90º Encontro do Colégio de Presidentes na noite da última quinta-feira (26/1), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O Encontro foi aberto pelo presidente do TJPI, desembargador edvaldo Pereira de Moura, pela corregedora geral de Justiça, desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro e pelo presidente do Colégio Nacional de Presidentes, desembargador Marcus Faver (TJRJ).
Após a composição da mesa, com a presença do governador Wilson Martins, do prefeito Elmano Ferrer, do deputado Themístocles Filho, presidente da ALEPI e demais autoridades, um coral de vaqueiros da cidade de União (54 km de Teresina) entoou o hino nacional e um rápido cancioneiro de músicas sertanejas.
Abrindo os pronunciamentos, o presidente do Colégio Nacional de Presidentes, desembargador Marcus Faver dirigiu-se aos presentes enfatizando a necessidade do fortalecimento do Judiciário brasileiro, resgatando a ativa participação dos magistrados na vida social e política do país. O presidente do TJPI, Edvaldo Pereira, pronunciou-se na sequência, sem sair da ênfase à necessidade de um recrudescimento nas atitudes do Poder Judiciário, com o intuito de salvaguardar o Estado Democrático de Direito.
O governador Wilson Martins em seu pronunciamento elogiou o esforço dos tribunais regionais em realizar uma troca de experiências, proporcionando um nivelamento de ideias e mantendo-se em consonante frente a assuntos relevantes do cotidiano do Brasil. Wilson Martins citou ainda o Judiciário como importante parceiro do Poder Executivo, citando como exemplo a guerra fiscal contra a evasão de impostos.
Ainda na cerimônia presidentes dos tribunais de São Paulo (Ivan Sartori), MG (Cláudio Costa), SE (José Alves Neto), PE (José Fernandes de Lemos), o desembargador Nagib Slaib Filho (RJ) e o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil-AMB, Nelson Calandra foram agraciados com o Colar do Mérito Judiciário. Marcus faver também recebeu, junto com o presidente da Escola Superior de Magistratura de Tocantins, Marco Villas Boas, a medalha “Alvaro Mota”, da ESMEPI. Das mãos do governador Wilson Martins, o desembargador Marcus Faver recebeu o Mérito Renascença, do Governo do Estado. Falando em nome dos homenageados, Nelson Calandra emocionou a todos ao rememorar o caso da juíza carioca Patrícia Acioli, morta por combater interesses do crime organizado.
O coral Vox Justitia fez o encerramento da cerimônia com números de Bumba-Meu-Boi e o hino do Piauí. Por último, o desembargador Edvaldo Moura acompanhou ao violão sua filha Vitória na canção “Amigos para Sempre”, a qual entabulou como “o hino do Colégio de Presidentes”.
O 90º Colégio de Presidentes segue por toda a sexta-feira, 27.01, no Metropolitan Hotel. Ao final, os participantes entregaram documento entitulado “Carta de Teresina”.
Do TJPI