Últimos preparativos para Casamento Comunitário de São Luís

Compartilhe

A Corregedoria Geral da Justiça está ultimando os preparativos para mais uma etapa do projeto Casamentos Comunitários, que acontece no próximo sábado (9/8), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão. A solenidade vai reunir 991 casais e tem início previsto para as 17 horas. Entretanto, a Corregedoria reforça que os noivos precisam estar presentes as 15h, para que sejam tomadas as providências que possibilitem o início da cerimônia. Entre essas providências, a devida localização do processo e a acomodação dos casais.

A corregedoria informa, ainda, que não é necessária a presença de testemunhas. Sobre alguns serviços, haverá espaços especiais, como um salão para retocar a maquiagem das noivas e um local para que os casais possam tirar fotos, com bolo de casamento confeitado. Além do sorteio de brindes aos noivos, o casamento comunitário contará, ainda, com decoração especial, queima de fogos e outras atrações.

Para realizarem a celebração dos casamentos, juízes da capital e de comarcas do interior já foram convidados pela Corregedoria. A Divisão de Correições e Inspeções do órgão destaca que não há necessidade de apresentação de documentos no dia do casamento, apenas o informe dos nomes dos noivos para que seja feita a conferência, e alerta que os noivos somente devem comparecer a algum cartório antes do casamento se forem convocados. Sobre a roupa a ser usada pelos noivos também não há restrição, sendo de livre escolha. Cada casal é aconselhado a levar, no máximo, duas pessoas convidadas, em função do limite de assentos no local do evento.

Entre as providências para a festa, a Corregedoria enviou ofícios à Cemar, SMTT, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A ideia é garantir a segurança dos participantes e de convidados, iluminação e organização do trânsito no local. Empresas e comerciantes estão sendo conclamados a participar da parceria na doação dos brindes a serem sorteados entre os nubentes.

O projeto – Lançado em 1999 pela Corregedoria Geral da Justiça, o projeto Casamento Comunitário visa a garantir a oficialização da união de casais de baixa renda. Para isso, todos os atos ligados ao casamento são gratuitos.

Ao longo dos anos, as celebrações realizadas em diversas comarcas maranhenses vêm reunindo números expressivos de casais, muitos deles já morando juntos e que aproveitam a oportunidade para consagrar legalmente a união. Só em 2014, mais de mil casais participaram das cerimônias realizadas em São Luís e comarcas do interior.

Fonte: CGJ-MA