Último dia de inscrições para Caravana Virtual de Centro de Inteligência da Justiça do DF

Você está visualizando atualmente Último dia de inscrições para Caravana Virtual de Centro de Inteligência da Justiça do DF
Foto: Arquivo CNJ
Compartilhe

Termina, nesta segunda-feira (14/10), o prazo para as inscrições da ação educacional “Caravana Virtual dos Centros de Inteligência — Nota Técnica CIJDF 14/2024: Medidas Protetivas de Urgência”, uma iniciativa do Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal (CIJDF), vinculado à 1.ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em parceria com a Escola de Formação Judiciária (EjuDFT) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento vai ocorrer no dia 17 de outubro.

A ação vai apresentar as modificações legislativas promovidas pela Lei n. 14.550/2023 relativamente à autonomia e à duração das medidas protetivas de urgência, bem como o modo como esses temas têm sido enfrentados pelos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher do DF e pela jurisprudência do TJDFT, tal como abordado na Nota Técnica n. 14 do CIJDF.

A caravana é um evento promovido pelo Centro de Inteligência do Poder Judiciário (CIPJ) para aprofundar as discussões sobre gestão de precedentes, demandas de massa e estruturação dos centros de inteligência, em nível local e nacional. As caravanas virtuais oferecem, em ambiente virtual, a possibilidade de fortalecer a rede de centros de inteligência da Justiça a partir do compartilhamento de boas práticas e de discussões sobre os temas escolhidos.

A mesa de abertura do evento será composta pelo desembargador Roberval Belinati, 1.º Vice-Presidente do TJDFT, pela conselheira do CNJ Daniela Madeira e pela juíza coordenadora do Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal, Luciana Yuki.

Palestrantes

A Caravana Virtual contará com palestras da promotora de Justiça do MPDFT Adalgiza Maria de Medeiros; da defensora pública do DF Rafaela Mitre; da juíza do TJDFT Fabriziane Zapata, integrante do Núcleo Permanente Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NJM); e da juíza do TJDFT Paula Ramalho.

Durante o evento, serão abordados os seguintes temas: Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) na Lei n. 11.340/200; Nota Técnica CIJDF n. 14/2024; autonomia e prazo de duração das MPUs; análise quanto à persistência de risco de violência doméstica e familiar; oitiva da mulher em situação de violência; entendimento jurisprudencial do TJDFT e do STF; e perspectivas a partir das práxis de juíza, promotora e defensora pública atuantes na temática.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais