UFS recebe projeto Informe Legal, do TJSE

Compartilhe

O projeto Informe Legal, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), esteve na última sexta-feira (02/09) na Universidade Federal de Sergipe, levando informações sobre a estrutura do Poder Judiciário sergipano. Como já é rotina nesse tipo de ação, a Diretoria de Comunicação do TJSE contou com o apoio da trupe “Arte em Ação”, que envolveu alunos e professores, através de sua perfomance regada por versos, tambores e alegria.

A trupe invadiu corredores, salas de aula, departamentos e as lanchonetes da UFS. Estudantes aprovaram a iniciativa.  “Essa campanha é válida porque torna mais eficiente a aproximação da população com o Judiciário. Isso deveria acontecer mais vezes”, avaliou o estudante de Geografia, Marcos Vinícius Santos.  Já o estudante do curso de Direito, Heyder Aragão, enfatizou a abordagem teatral “é bem alegre e acredito que surte um melhor efeito porque utiliza a arte para comunicar. Acredito que se fosse somente a panfletagem, como vimos por aí, o efeito seria outro”.

O Informe Legal é um dos projetos que atende à Meta 4, recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2011. A meta pede que seja implantado pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou qualquer espaço público. 

De acordo com o gestor da Meta 4, o Chefe de Jornalismo do TJSE, Luciano Andrade, a Justiça sergipana já vem desenvolvendo esse trabalho de esclarecimento de sua estrutura há 12 anos, desde que foi criado o programa Justiça na Escola. Em 2010, a Diretoria de Comunicação iniciou o Informe Legal, que também leva esse esclarecimento para espaços públicos.

Como este ano o CNJ escolheu essa atividade como uma meta para todo país, o Poder Judiciário decidiu implementar as ações, ampliando todos os trabalhos que demonstrem a transparência do Judiciário. “Justamente para atender essa meta, estamos contando com o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude, que está sistematizando o Programa Conhecendo o Judiciário.

Esse programa conta com 4 projetos e o  Informe Legal é um desses”, enfatizou o gestor. Ele ainda explicou que o Arquivo Geral do Judiciário participa do programa com o projeto Arquivo Cidadão; o Memorial do Judiciário com o projeto Memória Viva e as Unidades Jurisdicionais com o Judiciário Perto de Você.

Na segunda-feira (05/09), o Informe Legal promoveu outra ação também na Universidade Federal de Sergipe.  A  Juíza Auxiliar da Presidência do TJSE, Dra. Adelaide Maria Martins Moura, proferiu a palestra “O Judiciário para a Sociedade”. 

Fonte: TJSE