Ação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas redes sociais para combater as fake news alcançou na quarta-feira (1º/4) mais de 3,5 milhões de perfis no Twitter. Ao todo, 97 perfis participaram da iniciativa, compartilhando formas de reconhecer informações mentirosas na internet. Além dos tribunais que apoiaram o twittaço, associações, órgãos públicos e cidadãos se engajaram com a disseminação da hashtag #FakeNewsNão. Até às 17h da quarta-feira, a hashtag havia sido mencionada 243 vezes.
A conselheira Tânia Reckziegel, que preside a Comissão Permanente de Comunicação do Poder Judiciário, destacou a relevância da iniciativa. “O CNJ deu mais um passo importante no combate às notícias falsas, principalmente no momento atual, em que sua propagação vai de encontro aos esforços das autoridades. O êxito alcançado nos anima a seguir nesta caminhada em direção à conscientização de toda a sociedade.”
Para engajar os membros da rede social, o Conselho publicou 38 tweets para informar sobre como as formas de reconhecer notícias falsas na internet. São indícios de fake news: presença ou não de link válido na mensagem, fonte reconhecida e segura, alarmismo ou erros gramaticais no texto e construções como “famoso especialista” ou “famoso jurista” sem citar o nome da fonte. Analisados esses aspectos, se ainda houver dúvida sobre a veracidade das informações, o indicado é que o cidadão não compartilhe.
O twittaço começou às 10h, com publicações no perfil oficial do CNJ até às 17h. Atualmente, o perfil do Conselho tem mais de 820 mil seguidores. O twittaço foi realizado com o apoio de tribunais superiores, estaduais, do trabalho, eleitorais e federais. O esforço online resultou em mais de 10,6 milhões de impressões contabilizadas. O número reflete o número de vezes que os internautas viram os tweets com a hashtag #FakeNewsNão.
A conselheira comentou o alcance e o sucesso da iniciativa. “Atuar nas redes sociais, pelo alcance do público, é uma das formas de comunicar que proporcionará atingir nosso objetivo de combater as fake news com agilidade e eficiência. Vamos trabalhar para ampliar as ações de conscientização e engajar um número cada vez maior de entidades e instituições preocupadas com o fenômeno”, observou Tânia Reckziegel.
A ação marca um ano desde o lançamento do Painel de Checagem de Fake News, mantido no portal do CNJ com o apoio das associações da magistratura e dos tribunais superiores e da imprensa. O objetivo é alertar e conscientizar a população dos perigos do compartilhamento de informações falsas. Os parceiros do Painel contribuem com as ferramentas que dispõem para checar dados e realizar ações de alerta à sociedade sobre o perigo da informação falsa.
Agência CNJ de Notícias
Atualização: Até às 10h de quinta-feira (2/4), o número de perfis alcançados pela campanha #FakeNewsNão havia alcançado mais de 4,486 milhões de perfis. Ao todo, 247 perfis utilizaram a hashtag, que alcançou ainda 15,590 milhões de impressões e teve 562 menções.