O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo já está com tudo pronto para a eleição suplementar no município de Guarapari, marcada para domingo, 3 de fevereiro, quando 82.961 eleitores irão às urnas para escolher o novo prefeito do município. Guarapari é o oitavo colégio eleitoral do Espírito Santo.
O candidato mais votado nas eleições de outubro de 2012 em Guarapari teve seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como ele havia alcançado mais de 50% dos votos válidos, o TRE-ES teve que marcar uma nova eleição no município, conforme determina a legislação.
A expectativa do TRE-ES é de que o resultado demore um pouco mais a sair, por conta do trânsito nessa época do ano no município. Em outubro de 2012, o resultado de Guarapari saiu às 18h34m, mas, agora, o balneário está com uma população bem acima do que é registrado durante o ano, por conta do verão. A Secretaria da Tecnologia da Informação (STI) acredita que os mesários irão enfrentar mais dificuldades para chegar à junta eleitoral e transmitir os dados das urnas.
Serão, no total, 71 locais de votação e 261 seções eleitorais. Os endereços podem ser conferidos na página do TRE-ES, no link “Eleições 2012”, pois são os mesmos locais de votação da eleição de 2012. Vão trabalhar nesse pleito suplementar 1.044 mesários e 160 colaboradores, além dos servidores da Justiça Eleitoral que estarão de plantão durante todo o fim de semana.
Equipamento
Além das 261 urnas eletrônicas, a STI vai disponibilizar mais 30 urnas, que estarão na reserva em caso de necessidade de substituição do equipamento.
Estão disputando o cargo de prefeito de Guarapari cinco candidatos Carlos Von (PSL), Beth Hadad (PHS), Orly (DEM), Ricardo Conde (PSB) e Edinho Maioli (PV). No dia 3, será eleito quem tiver o maior número de votos, independentemente do índice de comparecimento do eleitorado do município. Na última segunda-feira, a candidata Beth Hadad teve seu registro indeferido pelo TRE-ES. De qualquer forma, o nome da candidata já está na urna e, caso a sua defesa não tenha tempo hábil de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seus votos serão contados em separado.
Justificativa
O eleitor de Guarapari que estiver ausente do município no próximo domingo terá 60 dias após a eleição para justificar sua ausência. Os cartórios eleitorais do país não irão abrir no domingo, em razão do custo elevado para a Justiça Eleitoral. A partir de segunda-feira, dia 4, o eleitor ausente poderá procurar qualquer cartório eleitoral do país e fazer a justificativa.
O TSE disponibilizou para eleição suplementar de Guarapari R$ 50 mil para as despesas com alimentação dos mesários e colaboradores, transporte de urnas e outras despesas menores.
O resultado final da eleição em Guarapari será divulgado pelo cartório eleitoral do município. O juiz eleitoral de Guarapari é Jerônimo Monteiro, o promotor eleitoral Marco Antônio Nogueira e a chefe do cartório, Rivonilda dos Santos Soares.
Fonte: TRE-ES