Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produziu doze vídeos para auxiliar os eleitores brasileiros a identificar informações falsas que circularam na internet.
Em linguagem simples e acessível, o material produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal busca orientar o eleitor a não acreditar em boatos que ponham em dúvida a lisura do processo eleitoral. De acordo com a Ascom, os vídeos constituem uma resposta aos ataques que a Justiça Eleitoral sofreu durante o primeiro turno das eleições – em especial, no dia 7 de outubro, data do pleito.
“As urnas eletrônicas brasileiras são totalmente confiáveis. Os sistemas são abertos para auditagem a todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, e também para o Ministério Público e para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, disse o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) em entrevista coletiva concedida no dia 17 setembro, na sede do STF.
Veja abaixo os 12 vídeos da série produzidos pelo TSE
Só o eleitor pode anular o próprio voto
Código 555 e a suspensão do voto
NÃO é possível solicitar voto em papel!
Saiba como ter acesso ao boletim de urna
Esclarecimentos sobre o dia da votação
Tumultuar a votação é crime!
Urna eletrônica é totalmente segura!
Falha NÃO é fraude
Presenciou alguma irregularidade no dia da votação? Denuncie
Votação será de 8h às 17h, no horário local
Saiba mais sobre a totalização dos votos
Aplicativo Pardal ganha nova funcionalidade
Luiza Fariello, com informações da Ascom do TSE