TRT-SP tem mais de 90% de aprovação em serviços de reclamações verbais

Compartilhe

Prestar assistência com qualidade e garantir o encaminhamento adequado a pessoas que não possuem orientação de um advogado. Este é o objetivo do setor de reclamações verbais, da Unidade de Atendimento do Tribunal Regional do Trabalho, de São Paulo (TRT-SP), que tem mais de 90% de satisfação dos que a procuram, segundo dados estatísticos, e é oferecida gratuitamente para população.

 

Prestar assistência com qualidade e garantir o encaminhamento adequado a pessoas que não possuem orientação de um advogado. Este é o objetivo do setor de reclamações verbais, da Unidade de Atendimento do Tribunal Regional do Trabalho, de São Paulo (TRT-SP), que tem com mais de 90% de satisfação dos que a procuram, segundo dados estatísticos, e é oferecida gratuitamente para população.

"O serviço é prestado por cinco servidores, que são bacharéis em Direito", explica a Diretora da Unidade de Atendimento do Fórum Ruy Barbosa, Dulcenea Lima de Jesus Figueiredo. "Os funcionários são encarregados de ouvir o caso das pessoas que têm problemas trabalhistas e orientá-las quanto ao que é melhor fazer".

Em muitos casos, as pessoas são encaminhadas para sindicatos correspondentes à categoria e já deixam o setor com a carta de encaminhamento em mãos. Muitas vezes, porém, é realizado o serviço chamado de "redução a termo", feita pelo próprio setor de reclamações verbais, que consiste na formalização da ação através do relato da pessoa, originando a reclamação trabalhista inicial.

De acordo com Eliseu Freitas Cruz Junior, chefe do setor de reclamações verbais, o usuário é orientado e fica ciente de seus direitos trabalhistas e de todos os procedimentos que se seguirão. "Fornecemos o máximo de informação possível", afirma. Em 2007, o setor de reclamações verbais do TRT-SP orientou mais de 12 mil pessoas. Das atermações realizadas, 93% resultaram em causas favoráveis ao reclamante. De acordo com Dulcenea, a estatística comprova a eficácia da prestação. "O índice é muito alto e mostra a qualidade da orientação".

Garantir um serviço atencioso e de qualidade para toda população é uma das metas do Projeto de Modernização do TRT-SP. A Unidade de Atendimento da comarca de São Paulo está localizada no 1º andar do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. O serviço de reclamações verbais funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

 

Fonte: Comunicação Social – TRT 2ª Região