TRT-SE se destaca no desempenho por porte na área de TI

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE) ficou em primeiro lugar na avaliação de ‘Desempenho dos Tribunais do Trabalho por Porte’, na área de Tecnologia da Informação (TI), feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A classificação foi realizada a partir da avaliação de cinco critérios baseados em tecnologia, força de trabalho, automação, governança de tecnologia da informação e capacitação, que resultaram em um nível de 78,83%, considerado aprimorado pelo CNJ.

“Isto quer dizer que temos hoje uma ótima estrutura de TI que certamente será importante, por exemplo, na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe)”, explica Euler Prado Rocha, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-SE.
 
A avaliação de ‘Desempenho dos Tribunais do Trabalho por Porte’ é resultado da Resolução 90/2009, do CNJ, que estabeleceu parâmetros claros para definir as prioridades e destinar os recursos e apoio técnico necessários aos tribunais com maior índice de carência, visando o nivelamento tecnológico. O CNJ investiu nos últimos anos mais de R$ 106 milhões em tecnologia da informação em diversos órgãos.

A maior parte dos recursos, 90%, foi destinada aos tribunais estaduais para modernizar e aperfeiçoar o Judiciário e proporcionar mais agilidade à tramitação dos processos. Como resultado desse trabalho será possível ampliar a implantação do processo eletrônico, melhorar a qualidade do serviço prestado, e estender o acesso do cidadão à Justiça.

Política Nacional – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) instituirá em breve uma Política Nacional de Investimentos em Tecnologia da Informação. A medida vai regulamentar a distribuição de recursos de informática aos tribunais – possibilitando aos regionais um melhor planejamento dos investimentos nesta área. A notícia foi dada pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, na abertura da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor), ocorrida em junho.

Fonte: TRT-SE