TRT-RS obtém 45% de acordos em quatro dias de Conciliação

Compartilhe

 

Nos quatro primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, a Justiça do Trabalho gaúcha realizou um mutirão de 1.323 audiências conciliatórias, que iniciaram na manhã de segunda-feira (3/12) e prosseguem até o final da tarde de hoje (7/12). Nesse período, foram homologados 602 acordos nos dois graus de jurisdição, número equivalente a 45,5% de conciliações. O valor resultante desses acordos atingiu o patamar de R$ 6.235.320,65.

Nesta quinta-feira, penúltimo dia da programação especial dedicada à Semana Nacional da Conciliação, foram realizadas 473 audiências, com 229 acordos, o equivalente a 48,4%.

A programação segue na Justiça do Trabalho gaúcha até o final da tarde de hoje, com as pautas especiais do 1º grau ocorrendo das 9h às 10h50min, pela manhã, e das 14h às 16h, à tarde. Já no 2º grau, as atividades vão das 9h às 12h30min, turno em que serão tratados processos relativos a recursos de revista, embargos e agravos, e das 13h30min às 18h30min, intervalo reservado às ações envolvendo pagamento de precatórios de Estados e Municípios.

A mobilização pela Conciliação também atingiu o interior do Estado e as Varas da Capital. Um exemplo é a 4ª Vara do Trabalho de Pelotas, onde chegou-se a um percentual de 66% de acordos nas pautas especiais realizadas ontem. Hoje, estão programadas mais 35 audiências. Na Vara do Trabalho de Arroio Grande, também houve grande mobilização. Em Porto Alegre, na 2ª Vara do Trabalho, foram incluídos, durante toda essa semana, 50 processos extras na pauta de conciliações.

A Semana Nacional da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentro do Movimento pela Conciliação, com o objetivo de aumentar o número de acordos e diminuir a litigância judicial.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS)