TRT-PI faz uma semana de conciliações

Compartilhe

O TRT realiza entre os dias 4 e 6 de dezembro a Semana da Conciliação Trabalhista, dentro do "Movimento Pela Conciliação", deflagrado pelo Conselho Nacional de Justiça. A decisão de realizar um mutirão foi definida na última semana, durante reunião dos Juízes da 1ª Instância com a presidente do TRT, desembargadora Liana Chaib, e o Juiz Conciliador, desembargador Manoel Edílson Cardoso.

Durante a Semana de Conciliação, os Juízes das Varas da capital e do interior farão audiências no período da manhã e da tarde. O objetivo do mutirão é conciliar cerca de dois mil processos. Cada juiz deverá apreciar, em cada dia, 60 processos, que estão em fase de execução, ou seja, a sentença ainda não foi cumprida.

Na reunião, a presidente do TRT destacou a tradição da Justiça Trabalhista na realização de conciliações. "A conciliação faz parte do dia-a-dia da Justiça do Trabalho, em todas as instâncias. Em pouco mais de um ano, o Juízo de Conciliação de Precatório do TRT já realizou mais de 700 audiências, envolvendo mais de R$ 20 milhões", declarou.

Os processos que farão parte da Semana de Conciliação serão definidos pelas Varas, e as partes serão notificadas na próxima semana. As audiências acontecerão nas Varas do Trabalho do Interior e no Fórum Osmundo Pontes, que terá um esquema especial, onde as partes irão aguardar a realização da audiência no auditório, evitando superlotação nos corredores das Varas.

Os juízes informaram também, durante a reunião, que além dos processos escolhidos, estarão à disposição de qualquer pessoa que tenha processos na Justiça do Trabalho e compareça junto com a outra parte em busca do acordo. (Renata Magalhães – Assessora de Comunicação do TRT 22ª Região)