O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22) já destinou, até terça-feira (28/4), cerca de R$ 600 mil para implementação de ações sociais e de saúde pública no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no Piauí. Os valores, em sua maioria, são oriundos de condenações em Ações Civis Públicas e de execução de Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) de processos trabalhistas que tramitam em todas as Varas do estado.
Buscando dar agilidade e efetividade na destinação dos recursos, a Presidência do Tribunal determinou a criação de uma conta unificada para reunir os depósitos de todas a unidades e criou uma comissão que, baseando-se em orientações obtidas junto à Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina, tem buscado direcionar os valores para suprir as maiores necessidades no enfrentamento da pandemia.
Até agora, o Tribunal, com o aval do Ministério Público do Trabalho, já adquiriu máscaras cirúrgicas, filtros antivirais, bombas de infusão, sondas de aspiração, monitores multiparâmetros, caixas de acrílico para entubação, jalecos hospitalares, testes rápidos além de respiradores, todos equipamentos fundamentais no enfrentamento da pandemia, que já estão sendo entregues para hospitais públicos em todo o estado.
Para a Desembargadora Liana Chaib, presidente do Tribunal, a Justiça do Trabalho mostra, mais uma vez, a importância fundamental do seu papel institucional: “nesse momento de crise mundial, somos conscientes do nosso papel de protagonismo e da importância das nossas ações para minimizar os impactos dessa pandemia. Nossos servidores e magistrados estão empenhados diariamente não só em manter a alta produtividade na prestação jurisdicional, mas em contribuir com o arrefecimento dos efeitos dessa crise para nossa sociedade.”
Além dos recursos liberados, o TRT-PI promoveu uma campanha solidária para compra de cestas básicas e produtos de limpeza, que já estão sendo distribuídos para a população mais vulnerável.
Fonte: TRT22