TRT do Rio Grande do Norte aprova Planejamento Estratégico 2010/2014

Compartilhe

Depois de meses de estudos, palestras e cursos, o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira (17/12), durante a última sessão administrativa do ano, o Planejamento Estratégico para o período 2010/2014. Esse planejamento faz parte da Resolução Nº 70, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a elaboração de um planejamento estratégico em todos os tribunais do país.

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial contínuo e sistemático, desenvolvido em consonância com os objetivos da instituição para definir ações significativas que melhorem o serviço oferecido aos usuários a médio e longo prazos, possibilitando uma administração focada em resultados, no bom atendimento e na capacidade para enfrentar novos desafios.

Para chegar à proposta final do Planejamento Estratégico, o Tribunal desenvolveu um processo participativo que envolveu representantes de todas as unidades judiciais e administrativas do órgão, e contou com o assessoramento do CNJ e da Fundação Getúlio Vargas.

Por determinação do CNJ, a metodologia utilizada para elaboração do planejamento estratégico é o Balanced Scorecard (BSC), ferramenta desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Rpbert Kaplan e David Norton, em 1992,  que pode ser traduzida como “Indicadores Balanceados de Desempenho”. O BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento, de forma que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.

Para o presidente do Tribunal, desembargador José Barbosa Filho, a aprovação do Planejamento Estratégico é de fundamental importância porque ele vai balizar as ações de aperfeiçoamento institucional. “Aprovamos um planejamento em consonância com a nossa realidade, pois de nada adiantaria aprovarmos algo que não pudesse ser executado”.

Os desembargadores aprovaram por unanimidade 15 projetos que deverão ser enviados ao CNJ até o dia 31 deste mês, que seguem abaixo:

1 – Construção da nova sede para a Escola Judicial Trabalhista do TRT da 21ª Região;

2 – Projeto Político Ambiental – Registrar, controlar e racionalizar o uso da água e energia elétrica e efetuar a coleta seletiva do lixo, em todos os imóveis do TRT, promovendo a cidadania por meio da consciência sócio-ambiental;

3 – Projeto Político Pedagógico da Escola Judicial;

4 – Convênio com o Tribunal de Justiça, abrangendo toda a área da jurisdição da 21ª Região;

5 – Estabelecimento de convênios com órgãos e entidades a fim de desenvolver projetos sociais;

6 – Convênio com a Secretaria Municipal de Finanças;

7 – Implantação do Sistema de Hasta Pública Eletrônica;

8 – Revisão e modernização da estrutura organizacional com mapeamento e desenvolvimento de competências;

9 – Virtualização dos processos no âmbito do TRT da 21ª Região (processo virtual).

10 – Criação de novas Varas do Trabalho na Capital e no Interior;

11 – Justiça do Trabalho no Rádio – Programa de rádio a ser produzido pela equipe da ASCOM do TRT-21;

12 – Aperfeiçoamento do Sistema de Pesquisa Textual de Jurisprudência

13 – Informação Processual por Vias Eletrônicas;

14 – Revisão dos Provimentos Jurisdicionais relativos à Execução;

15 – Campanhas de Conciliação. 

Fonte: TRT/RN