TRT do Ceará adere ao Dia Nacional da Conciliação

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará poderá acolher mais de 3 mil processos de conciliação no Dia Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em busca de paz e harmonia entre os brasileiros com pendências judiciais. Nas 26 varas, das quais 14 na capital, 3 na região metropolitana de Fortaleza e 9 em cidades pólo do interior, juizes, titulares e substitutos, aposentados, servidores e voluntários, passarão todo o dia 8 de Dezembro, no horário de 10 da manhã às seis da tarde, num grande mutirão. As audiências vão envolver funcionários e as partes que vêm, sistematicamente, procurando as Varas Trabalhistas do Ceará em busca de uma composição para suas questões.

Igualmente estão interessadas empresas com problemas na Justiça do Trabalho, em primeira e em segunda instância, com um considerável número de processos. No que tange a precatórios, o acordo firmado entre o TRT e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, pelo menos 75 processos estarão em pauta, dependendo agora para sua solução definitiva, de que as partes aceitem os passos da mediação a que o Dia Nacional da Conciliação se propõe. Na Segunda Vara do Fórum Autran Nunes, há pelo menos mil processos em vias de serem postos para o mutirão da conciliação. No município de Maracanaú, pode passar de 200 o número de acordos feitos para o dia 8 de dezembro. Há varas com 60, 70 e a até 600 processos a serem trabalhados.

Um dos coordenadores do Dia Nacional de Conciliação na Justiça do Trabalho do Ceará, juiz Hermano Queiroz Júnior, que responde pelo Precatório do TRT, avalia que a data, não só será um sucesso quantitativo de processos a serem solucionados, como será grande o volume de dinheiro envolvido nas negociações. Como esteio do trabalho do TRT, a imprensa tem sido generosa no atendimento à divulgação dos feitos judiciais, veiculando mensagens que apelam para a conciliação e para a implantação da semente de uma nova cultura. (Assessoria de Comunicação TRT-CE)