TRT CE faz exposição comemorativa ao dia do trabalho

Compartilhe

O Fórum Autran Nunes, do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, abriu esta semana a exposição intitulada “Ritos da Memória: Imagens da História do Primeiro de Maio”. A exposição faz parte das atividades que o Tribunal Regional do Trabalho está promovendo em comemoração ao 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalho.

Durante a solenidade de abertura do evento, falaram o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, e o secretário geral da Presidência, Inocêncio Uchoa, que destacaram o significado e a importância da da comemoração com uma exposição que mostra a história de um dia, de uma data que, ao longo de mais de um século, o Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1º de Maio de 1889, e que representa, ao mesmo tempo, fatos, idéias ou simplesmente a vida cotidiana de milhões de seres humanos em suas mais diversas formas de manifestações, revoltas e lutas em prol da jornada de oito horas diárias e de melhores condições de trabalho .

Em seu pronunciamento, o desembargador José Antonio Parente salientou “que este 1º de Maio, Dia do Trabalho, nos afigura propício para refletir sobre o papel da Justiça do Trabalho, porquanto a função social do trabalho tem se revelado fundamental para o avanço da cidadania, a dignidade da pessoa humana, a distribuição de renda e a construção de uma sociedade que se pretenda não apenas formal, mas materialmente democrática”.

O presidente do TRT-CE reportou-se ainda que “o Direito do Trabalho foi concebido como fórmula a compensar a inferioridade econômica do trabalhador, com o fito de estabelecer uma relação equilibrada entre as partes, conferindo maior proteção àqueles considerados hipossuficientes”, sublinhou.
Ao final da solenidade, diretores, servidores do Fórum e convidados participaram de um café da manhã, oferecido pelos dirigentes da Agência do Banco do Brasil instalada no Fórum Autran Nunes.

A iniciativa da exposição, registrando fatos marcantes e imagens do 1º de Maio, no Brasil e no Mundo, foi coordenada pela diretora da Divisão de Gestão do Conhecimento do Tribunal, Valéria Feitosa, e ficará aberta ao público para visitação até o dia 08 de maio. As obras expostas fazem parte do acervo bibliográfico da professora Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da UFC a qual desenvolve pesquisas no campo da história social e do trabalho.

 

Fonte: TRT/CE