TRT-14 instala sistema de gravação audiovisual em audiências

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) implantou o sistema de registro audiovisual das audiência nas unidades de primeiro grau. A Vara do Trabalho de Vilhena, cone sul de Rondônia, foi a pioneira na 14ª Região. O sistema, que começou a funcionar no início da semana passada, vai facilitar os registros e acompanhamento dos depoimentos das partes e testemunhas.

A unidade trabalhista de Vilhena implantou também o Sistema Intimare, que possibilita envio eletrônico de noticiações, citações e outros expedientes, dispensando a utilização de oficiais de justiça nesses casos.
 
De acordo com o secretário de Tecnologia e Informação do TRT, Robert Armando, o Intimare foi importado do TRT da 23ª Região (Mato Grosso) e adaptado para a realidade de Rondônia e Acre. “O sistema faz parte das ações relacionadas à implantação do processo eletrônico com alcance em toda a jurisdição da 14ª Região”, explicou.
 
No município, a emprega Gazin foi a primeira a firmar acordo com a Justiça do Trabalho para a adoção do Intimare. Até o final de setembro deste ano, a Caixa Econômica Federal em Rondônia também começa a utilizar o sistema.
 
O juiz federal do trabalho André Sousa Pereira, titular da VT de Vilhena, enfatizou que a utilização dos programas pela sua Unidade contribui para a celeridade processual, nas audiências e proporciona maior segurança na coleta dos depoimentos. “Além de dar rapidez às instruções processuais, a gravação das audiências vai ajudar na verificação das reações fisionômicas, principalmente nos casos mais complexos que envolvem várias testemunhas”, destacou o magistrado.
 
Com um investimento de 7 mil reais, o sistema de gravação de audiências é simples e utiliza apenas uma câmera, microfone, mesa de som e software. O mesmo equipamento já foi instalado também na 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho e deve entrar em funcionamento nos próximos dias, segundo a Secretaria de Tecnologia e Informação.
 
Fonte: TRT-14