Tribunal reúne órgãos públicos para aprimorar processo eletrônico

Compartilhe

Até a próxima sexta-feira (8/11), o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) está recebendo os desenvolvedores do sistema administrativo PEN-SEI para testar, avaliar e validar as novas funcionalidades adicionadas à ferramenta. O PEN-SEI é a sigla para Processo Eletrônico Nacional – Sistema Eletrônico de Informações, adotado pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que será implantado na administração pública federal, de estados e de municípios. O sistema dispensará o uso do papel.

Tendo por base o SEI, que foi desenvolvido pelo TRF-4, o PEN-SEI foi adaptado para atingir as necessidades dos órgãos públicos que serão seus usuários. A gestora do SEI no TRF-4, Patrícia Valentina Garcia, disse que o trabalho em grupo pode detectar a importância da implementação de novas funcionalidades. “As novas funções são de interesse para todos os usuários. Esse foi um trabalho em parceria que deixa a ferramenta mais completa”, explicou.

Patrícia ressaltou ainda a importância de trazer o grupo até o tribunal. “Além de conhecer a plataforma virtualmente, é necessário conhecer a rotina e realidade do tribunal sem o uso do papel”, ressaltou. Vinícius do Amaral, servidor do MPOG, relatou a necessidade de unir esse grupo para criar as novas funcionalidades, tornando possível o seu uso por qualquer órgão. “Nós fizemos esses ajustes para adaptar o sistema às regras e às normativas do Executivo federal, medida fundamental para a adoção do PEN-SEI por outros órgãos”, disse Vinícius.

Representantes do MPOG, do Ministério das Comunicações, do Governo do Distrito Federal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estarão reunidos no TRF-4 para, até o final da semana, validar o PEN-SEI.

Fonte: TRF-4