Ao ano, tribunal realiza mais de 1,3 mil videoconferências

Compartilhe
Durante o ano de 2014, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou um total de 1.320 videoconferências. Dessas, 1.025 tiveram a participação de presos. A Vara de Execuções Penais (VEP) utilizou o sistema de oitiva a distância por 632 vezes; a Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema), por 293 vezes; e o serviço psicossocial da VEP, por 100 vezes. Já o Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais da Secretaria Psicossocial Judiciária (Serav/Sepsi) realizou 285 videoconferências para oitivas de menores vítimas ou testemunhas de violência.

Recentemente, o sistema também começou a ser utilizado pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec). No dia 22 de setembro, foi realizada a primeira sessão de mediação por meio de videoconferência da Justiça local. Os participantes estavam no Distrito Federal e em São Paulo. Partes e advogados, mesmo estando em localidades diferentes, puderam participar da mediação, sem nenhuma interferência tecnológica.

Uma nova sala de videoconferência e multifunções foi inaugurada em 26 de novembro no Fórum de Santa Maria. O TJDFT, que utiliza o sistema desde 2001, possui atualmente cerca de 50 terminais de videoconferência em funcionamento.

Fonte: TJDFT