TJPR prepara participação na Semana Nacional de Conciliação

Você está visualizando atualmente TJPR prepara participação na Semana Nacional de Conciliação
Compartilhe
O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador Fernando Wolff Bodziak, convida as partes interessadas na solução de processos judeiciais a participarem, de 24 a 28 de novembro, da Semana Nacional da Conciliação, mobilização promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da campanha desenvolvida em parceria com os tribunais é disseminar em todo o país a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar uma experiência exitosa de conciliação.

Por determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a Semana Nacional da Conciliação será coordenada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Buzzi, coordenador Nacional do Movimento pela Conciliação do CNJ. Durante a mobilização, os tribunais promoverão sessões de conciliação para quaisquer litigantes interessados em solucionar seu conflito de maneira rápida e pacífica. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na Justiça brasileira.

A conciliação é um meio rápido, eficiente e barato de resolver uma demanda jurídica, pois representa a resolução de um conflito judicial de forma simplificada para ambas as partes. Por meio da conciliação, um dos envolvidos no processo comunica ao tribunal a intenção de conciliar, ou seja, a vontade de fazer um acordo. Desse modo, é marcada uma sessão de conciliação, ocasião em que as partes podem entrar em acordo e anunciam, assim, a solução que consideram mais justa para ambas.

Como participar – Para a Semana Nacional da Conciliação, o TJPR conta com a adesão dos interessados em conciliar. Uma vez selecionadas as demandas, as partes envolvidas no conflito serão convidadas a participar da sessão de conciliação. O tribunal já disponibilizou um link em seu portal de notícias, para que os interessados em participar da Semana possam se inscrever.

O evento já se tornou um marco na história da Justiça brasileira. Mas, independemente da mobilização marcada para o fim de novembro, havendo interesse das partes, a conciliação pode ser feita a qualquer tempo, não apenas na Semana Nacional da Conciliação.

Fonte: TJPR