O Tribunal de Justiça de Minas Gerais participou, nesta sexta-feira (7/3), do evento de lançamento da campanha “Cartão Vermelho ao Feminicídio”, uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) junto aos clubes de futebol de Belo Horizonte. A ação será iniciada neste sábado (8/3), data destinada ao Dia Internacional Da Mulher.
Com objetivo de sensibilizar torcedores, jogadores e toda a sociedade sobre a importância de relações igualitárias, de uma vivência saudável e não violenta, a campanha se estenderá até novembro de 2025, visando ressaltar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio.
No evento de lançamento da iniciativa, estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Marcelo Rodrigues Fioravante; o juiz superintendente adjunto da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), Leonardo Guimarães Moreira; e o juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, Ricardo Sávio de Oliveira.
A campanha
Com apoio de América, Atlético e Cruzeiro, a iniciativa contará com inúmeras atividades que serão realizadas em estádios da capital mineira durante jogos dos clubes nos campeonatos Mineiro e Brasileiro, com divulgação de vídeos e materiais impressos, além de inserções em redes sociais.
A primeira ação da campanha será realizada durante o clássico deste sábado, entre Galo e Coelho, pela partida de ida da final do Campeonato Mineiro, no Estádio Mineirão.
O juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Marcelo Rodrigues Fioravante, parabenizou o MPMG por incluir os clubes de futebol, pelo grande número de torcedores, na campanha de conscientização contra o feminicídio.
“Nossa presença reforça a parceria do Tribunal com todas as iniciativas dessa natureza. É um recado e uma informação de que o feminicídio e a violência contra a mulher serão sempre inadmissíveis no âmbito da nossa sociedade, e nós temos sempre que trabalhar muito por isso”, disse.
O superintendente adjunto da Comsiv, juiz Leonardo Guimarães Moreira, ponderou que a ação representa não apenas a luta por direito e por justiça das mulheres, “mas também o compromisso de toda a sociedade, sendo uma causa de todos os homens e mulheres na luta contra a violência doméstica”.
O procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou a gravidade do crime de feminicídio, o qual considerou como “dos mais graves que se pode imaginar”.
“A gente acompanhando todos os índices, e quanto mais a gente divulga, quanto mais a gente faz campanha, a gente tem contribuído para diminuir essa chaga social que é a violência doméstica e, por consequência, o feminicídio. Nós esperamos que a campanha tenha um efeito muito positivo, e que quem estiver envolvido se doe de alma por uma causa tão importante”, comentou.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD), promotora de Justiça Denise Guerzoni, ressaltou que a campanha une a força do esporte para transformar comportamentos.
“É sabido que o mundo do futebol não se resume a um esporte ou a um jogo, é um fenômeno cultural, e como fenômeno cultural, ele transforma comportamentos e realidades. E os ídolos do esporte podem contribuir e muito para uma mudança de realidade, de respeito, de uma masculinidade não violenta e de igualdade de gênero”, concluiu.
Presenças
Também estiveram presentes o promotor de Justiça da coordenadoria do Tribunal do Júri do MPMG, Cláudio Maia de Barros; a subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Christiana Dornas Rodrigues; o vice-presidente do Conselho Deliberativo do América, Paulo Ramiz Lasmar; além de demais autoridades e mascotes dos três clubes envolvidos na iniciativa.