Tribunal reconhece esforço por alcance de metas da Enasp

Você está visualizando atualmente Tribunal reconhece esforço por alcance de metas da Enasp
Compartilhe
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, entregou na segunda-feira (03/11) o Selo Bronze às 21 unidades judiciárias que alcançaram a meta de realizar, ao menos, quatro julgamentos durante a 1ª Semana Nacional do Tribunal do Júri, promovida entre os dias 17 e 21 de março deste ano. O reconhecimento é da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e representa a mais alta comenda concedida pelo órgão, composto por membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal do Júri I e contou com a presença de juízes, advogados, membros do órgão ministerial e servidores. O estado de Goiás totalizou 205 tribunais do júri e, assim, ficou em primeiro lugar no ranking nacional. Na quantidade de comarcas e varas judiciárias, o estado ficou em segundo lugar, atrás de Pernambuco, que contabilizou 30 unidades que atingiram a meta. Para Ney Teles de Paula, “o resultando demonstra o comprometimento e o amor à profissão dos magistrados”.

No evento do próximo ano, o juiz-auxiliar da Presidência do TJGO e presidente do comitê organizador da meta Enasp, Carlos Magno da Rocha, acredita que o estado de Goiás deve manter os bons resultados, com 30 ou 40 comarcas que alcancem ou ultrapassem o objetivo.

Acelerar o julgamento de processos, principalmente nos crimes cometidos contra a vida, tem um papel social importante, conforme elucidou Carlos Magno. “São situações que causam um trauma social difícil de ser consertado. Quanto mais rápido conseguirmos julgar, maior a sensação de que a justiça foi feita. Além disso, uma Justiça célere e eficiente contribui para coibir a criminalidade”, disse.

O procurador-geral da Justiça do estado de Goiás, Lauro Machado, participou da cerimônia representando o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e falou sobre a importância da parceria entre o Poder Judiciário e o órgão ministerial para alcançar os resultados. “Houve uma união de esforços, não só de promotores e juízes, mas de advogados e jurados para, assim, buscar uma prestação jurisdicional à sociedade”, ressaltou.

Um dos magistrados reconhecidos na solenidade foi Jesseir Coelho de Alcântara, presidente do 1ª Tribunal do Júri de Goiânia. “Essa conquista é o reconhecimento de um trabalho árduo e sério, exercido diuturnamente pelos magistrados de Goiás”, disse.

Representando a corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, o juiz-corregedor Márcio Molinari elogiou a força de trabalho e elucidou a importância da homenagem. “Os magistrados aqui reconhecidos elevam o nome do Poder Judiciário goiano a nível nacional”, frisou.

Fonte: TJGO