Tribunal goiano recebe Selo Justiça em Números na Categoria Ouro

Você está visualizando atualmente Tribunal goiano recebe Selo Justiça em Números na Categoria Ouro
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebeu, nesta terça-feira (24/11), o Selo Justiça em Números, na Categoria Ouro. Trata-se do reconhecimento aos tribunais que investem na excelência da gestão da informação prestada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que compõem a base da pesquisa Justiça em Números, principal relatório anual sobre o funcionamento da Justiça brasileira.

O prêmio foi recebido em solenidade prestigiada pelo juiz auxiliar da Presidência, Márcio de Castro Molinari, representando o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, e pelo secretário de Gestão Estratégica, Luiz Maurício Bessa Scartezini. Ambos participaram, em Brasília, do 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, um dos mais importantes eventos anuais da Justiça brasileira.

Além do requisito de encaminhamento adequado dos dados constantes no Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ), com atenção aos prazos de preenchimento e à consistência dos dados, foram avaliados outros itens, como nível de informatização do tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação.

Consistência – Para alcançar o reconhecimento, o Tribunal de Justiça de Goiás passou a trabalhar com dados extraídos diretamente do sistema e desenvolveu processos de consistência da informação para evitar erros, eliminando intermediários. Antes solicitados às áreas, esses números agora são obtidos pela Divisão de Gestão de Informação diretamente do Sistema de Primeiro Grau, Projudi e Recursos Humanos.

“Nossos dados hoje são muito mais reais do que quando começou o Justiça em Números”, afirmou o secretário de Gestão Estratégica, Luiz Maurício Bessa Scartezini. Para ele, o selo referenda o trabalho do TJGO na geração das informações que abastecem o Justiça em Números e o Portal da Transparência, como as relativas à gestão orçamentária e financeira.

Para Scartezini, a importância do selo, contudo, é mais ampla. Todo o trabalho de gestão depende de informação e a tomada de decisão é mais correta com números mais precisos. “Essa área de gestão de informação é o cerne do Poder Judiciário e reúne tudo o que funciona e o que não funciona. É em cima disso que você toma decisão”, explicou Scartezini, que comemora o fato de o TJGO figurar como um dos tribunais mais produtivos do país na última edição do Justiça em Números.

Fonte: TJGO