Tribunal ganha Selo Chico Mendes, prêmio inédito de sustentabilidade

Você está visualizando atualmente Tribunal ganha Selo Chico Mendes, prêmio inédito de sustentabilidade
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) recebeu a certificação Selo Verde Chico Mendes na categoria Gestão Socioambiental Responsável. Trata-se do primeiro tribunal do país a obter o reconhecimento, em virtude do engajamento pela preservação do meio ambiente e preservação do planeta. O tribunal trabalha para garantir a eficiência administrativa e a otimização de recursos, bem como a sustentabilidade ambiental, econômica e social do Judiciário Estadual.

“Representa um pacto com a vida, com o futuro, e surge de uma convicção que foi disseminada pela gestão e assimilada espontaneamente por todos”, disse a desembargadora Cezarinete Angelim, sobre o prêmio. A corte está alinhada às metas previstas pela Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação de unidades ou núcleos socioambientais nos tribunais do país com o objetivo de gerenciar de forma eficiente — e com o menor impacto possível ao meio ambiente —, materiais e recursos utilizados nas atividades do Poder Judiciário.

As ações estão inseridas no Programa Natureza Viva, que busca despertar a consciência para atitudes de cuidado com o meio ambiente e preservação do planeta. As intervenções incluem desde práticas ecológicas, campanhas e reuso de águas pluviais, até a criação de um Santuário Ecológico do Poder Judiciário do Acre, em área de preservação permanente que pertence ao tribunal. Economia e gestão eficiente de recursos também foram convertidas em metas prioritárias.

Para minimizar o impacto ambiental gerado pelo descarte anual de mais de duas toneladas de copos descartáveis (utilizados por visitantes, usuários dos serviços da Justiça, magistrados, servidores e colaboradores), a atual gestão criou a campanha institucional “Adote Uma Caneca”. Nela, serventuários podem adquirir copos personalizados em material resistente e de alta qualidade. Além da adoção de uma atitude de defesa ao meio ambiente, os servidores também têm nas artes e cores escolhidas um incentivo para abandonar os copos plásticos.

Plantio de mudas – Outras ações de atenção e cuidados com o meio ambiente e a preservação do planeta também foram contempladas pela atual gestão do TJAC. Uma delas foi a implantação de espaços verdes nas principais comarcas do estado — os “Bosques Floridos”, destinados ao plantio de mudas de espécies como ipê amarelo e jacarandá mimoso. Já o consumo consciente de recursos como água, energia elétrica e materiais descartáveis tem sido incentivado através da adoção de lembretes aos servidores alertando quanto à necessidade de se manter uma lâmpada acesa ou equipamento ligado, por exemplo.

A terceirização da gestão da frota de veículos do TJAC também ajudou a controlar o consumo de combustível nos deslocamentos relacionados à consecução das atividades judiciárias, como diligências, cumprimento de mandados, entrega e transporte de materiais e apoio logístico. Outra prática adotada pela atual gestão foi o reuso da água da chuva por meio de projeto piloto executado no Restaurante do Servidor. A medida espelha-se em experiências similares conduzidas por outros tribunais do país, bem como nas tendências atuais da arquitetura moderna.

Fonte: TJAC