O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em parceria com a Escola da Magistratura do Estado (EMES), realiza, do dia 31 de agosto até o dia 15 de setembro, uma formação que visa transformar um grupo de servidores do TJES em multiplicadores de conhecimento sobre o Sistema Eletrônico de Informação, o SEI.
O sistema irá gerir processos administrativos, permitindo a tramitação virtual de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, eliminando, assim, a limitação física do papel e gerando eficiência, economia de dinheiro público e transparência administrativa.
Durante o curso, os 45 servidores indicados pelos gestores de suas unidades administrativas serão capacitados a atuarem com os conceitos do SEI em seu local de trabalho, multiplicando o conhecimento e auxiliando os usuários finais do sistema.
No decorrer do treinamento, também será realizado um laboratório simulando a tramitação de um processo, utilizando a norma de procedimento que irá definir como será a implantação do processo eletrônico dentro do TJES.
Durante a experiência, os servidores irão contribuir com a construção da norma, testando sua aplicabilidade e apresentando críticas e sugestões. Segundo Christine Rossi, Secretária de Tecnologia da Informação, trata-se de um processo extremamente colaborativo, onde todos poderão contribuir, com a norma de procedimento e com a cultura do projeto eletrônico em suas áreas.
Por conta de sua abrangência multisetorial, a implementação do projeto depende da colaboração efetiva de vários setores, conforme explica a Assessora de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica, Rita de Cássia Barcellos Almeida: “hoje precisamos de um esforço coletivo, concentrado em um processo de co-responsabilidade de todas as áreas para que a implementação seja efetivada”.
Por conta da multidisciplinariedade da implementação, foi com muita alegria que o Secretário Geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, recebeu a notícia da grande adesão dos servidores, que tiveram de ser divididos em duas turmas para que fosse atendida a procura.
Para o secretário, a adesão sinaliza que houve o entendimento dos servidores do TJES, da importância da implantação do SEI no Judiciário capixaba.
Marcelo destaca que dois grandes fatores traduzem a relevância do sistema: a redução significativa de custeio, já apurada nos tribunais onde o SEI foi implantado, e o aumento da eficiência na tramitação dos feitos na área administrativa, o que poderá acarretar em maior celeridade nas contratações.
O secretário destaca, ainda, outro ponto importante do SEI, que é o aumento da transparência no trâmite de processos administrativos, muito cobrado dos órgãos públicos. Com o sistema, os processos poderão ser acessados por todos os atores que atuam internamente neles, como também pelos órgãos de fiscalização e pela sociedade em geral.
Segundo Marcelo, a formação é apenas uma das ações do TJES no sentido de capacitar os servidores da área administrativa na utilização do sistema. Através do link http://www.tjes.jus.br/institucional/setores/secretaria-de-tecnologia-da-informacao/sei/ o servidor terá acesso a manuais, FAQ´s e cursos online.
Os servidores também poderão se inscrever até 22/09 para o curso online sobre o SEI promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que acontecerá de 26/09 a 16/10. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.enap.gov.br. As vagas são limitadas.
Fonte: TJES