PB: Judiciário estuda instalar centro de conciliação para segmento comercial

Compartilhe

Integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) definiram uma série de ações, para o decorrer deste ano, envolvendo empresários da área comercial do estado. Em reunião virtual realizada no dia 3 de fevereiro, as vantagens da solução consensual dos conflitos foram esclarecidas a representantes do segmento.

Está sendo debatida a criação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos voltado à Associação Comercial da Paraíba. “A classe empresarial do estado necessita se aprofundar nas reais vantagens que a conciliação e a mediação, inclusive pré-processuais, podem repercutir nos seus negócios, sem o ingresso de ações nas vias ordinárias do Poder Judiciário estadual”, comentou a diretora-geral do Nupemec, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão.

Um dos diretores adjuntos do Nupemec, o juiz Antônio Carneiro afirmou que já está definido um amplo plano de ação para consolidar a estrutura conciliatória em todos os recantos do estado, “com ênfase na estruturação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, aprimoramento dos dados estatísticos e valorização dos servidores e juízes que atuam no sistema consensual”.

O membro do Conselho da Associação Comercial Cezar Nascimento destacou os resultados do encontro. “Recebemos orientações para implantação de um Cejusc em nossas instalações, com o objetivo de sermos mais protagonistas na disseminação para resolução de conflitos, por meio de uma boa mediação, com o total apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba.”

Fonte: TJPB

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos