Gerente, arquivista e auxiliares da empresa reuniram-se no dia 25 com o secretário judiciário do TRE-RR, Nasser Hamid, a bibliotecária Lourdete Oliveira e os analistas Carlos Gonçalves Correa e Paulo Cézar Rodrigues para ajustar os detalhes finais para a realização do serviço de digitalização. Ao todo, cerca de 823 mil folhas de processos devem ser digitalizadas na primeira etapa do trabalho, realizado em uma sala na 1ª Zona Eleitoral.
A bibliotecária Lourdete Oliveira explicou que a digitalização dinamiza extraordinariamente o acesso e a disseminação das informações entre os funcionários e colaboradores, com a visualização instantânea das imagens. Para isso, os documentos passam por um processo de preparação para que se tornem aptos à digitalização, ou seja, pela higienização e retirada de clips, grampos, ferragens e outros objetos que prejudiquem o acesso do documento ao scanner.
Após a digitalização, os processos serão disponibilizados para consulta interna e externa através do sistema eDocs, disponibilizado para o TRE-RR por meio de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. “Participar desse projeto me deixa muito feliz porque nós estamos fazendo a guarda para a posteridade de uma documentação valiosíssima da Justiça Eleitoral que retrata todo o exercício da democracia em Roraima”, disse a bibliotecária.
Fonte: TRE-RR