Está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) o formulário para cadastro de mulheres juristas no Repositório de Mulheres Juristas da Justiça Eleitoral Fluminense. A medida visa reunir dados de mulheres com expertise nas diferentes áreas do Direito, para utilização em futuras ações do tribunal que busquem promover a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário.
Podem preencher o formulário magistradas, integrantes do Ministério Público e da Defensoria, advogadas, professoras, pesquisadoras e acadêmicas, além de servidoras. Ao preencher o formulário, as interessadas devem incluir link do currículo na plataforma Lattes, além de citar obras e artigos publicados, participação em grupos de pesquisa ou bancas e atividades como palestrantes.
Os dados do repositório on-line ficarão disponíveis para o público externo e poderão constar também do Repositório Nacional de Mulheres Juristas, administrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Criada pelo CNJ, a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário busca incentivar todos os ramos e unidades do Poder Judiciário a adotar medidas que busquem assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional, propondo diretrizes e mecanismos que orientem os órgãos judiciais a atuar para incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.
Fonte: TRE-RJ