A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-14) inicia as atividades do Projeto “Escola Judicial Itinerante”, com seis cursos em unidades judiciárias do interior de Rondônia e Acre, no período de 24 de maio a 5 de julho.
A iniciativa pioneira da Escola Judicial Itinerante surge como resposta às demandas por uma educação mais acessível, dinâmica e integrada às necessidades de toda a comunidade trabalhista dos estados de Rondônia e Acre.
O projeto representa um marco na história da educação na região, ao fomentar a atuação das varas do Trabalho como protagonistas na promoção do conhecimento e na valorização dos direitos trabalhistas, consolidando-se como um modelo inspirador de inclusão, democratização e excelência na formação jurídica.
Seu principal objetivo é promover a capacitação contínua de magistrados, servidoreS e demais profissionais do direito (advogados e estudantes), levando conhecimento e atualização para regiões onde o acesso à formação jurídica é mais limitado em razão das longas distâncias.
De acordo com a diretora da Ejud-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, este projeto de interiorização da Escola Judicial destaca-se pela atuação das varas do Trabalho, as quais desempenham um papel fundamental na disseminação do saber jurídico e na valorização dessas unidades como agentes de transformação no processo educacional.
“O nosso compromisso é levar o conhecimento e contribuir para o crescimento pessoal e aprimoramento profissional de toda comunidade do TRT-14. Ao levar a Escola Judicial diretamente às localidades, as varas do Trabalho se tornam verdadeiros centros de educação e cidadania, promovendo o acesso à justiça e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, destacou a desembargadora.
A execução do projeto contará com a parceria das Escolas Superiores de Advocacia de Rondônia e Acre, das respectivas OAB’s dos estados.
Programação da 1ª edição
A partir de maio estão programadas atividades de capacitação nas cidades de Rio Branco (AC), abrangendo o interior do Acre; Rolim de Moura (RO), abrangendo as cidades de Pimenta Bueno e demais localidades da Zona da Mata e São Miguel do Guaporé (RO) e demais cidades do Vale do Guaporé; Ji-Paraná (RO), abrangendo Ouro Preto do Oeste (RO) e demais cidades; Cacoal (RO), abrangendo Buritis (RO), Machadinho do Oeste (RO), Jaru (RO) e demais cidades da região; Vilhena (RO), abrangendo Colorado do Oeste e demais cidades do Cone Sul e; Ariquemes (RO), abrangendo Buritis (RO), Machadinho do Oeste, Jaru e demais cidades da região.
A 1ª edição do projeto será dedicada ao tema da Efetividade da Execução, com palestras a serem proferidas pelo juiz do Trabalho Vitor Leandro Yamada, que integra a Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista.
Confira a programação das atividades:
Cronograma
Projeto “Escola Judicial Itinerante” – Tema “Fluxo Processual e Medidas Executivas para uma Execução Efetiva”.
24 de maio
Rio Branco (AC), abrangendo o interior do Acre.
7 de junho
Rolim de Moura (RO), abrangendo as cidades da Zona da Mata, São Miguel do Guaporé e demais cidades do Vale do Guaporé.
14 de junho
Vilhena (RO), abrangendo Colorado do Oeste e demais cidades do Cone Sul.
21 de junho
Ji-Paraná (RO), abrangendo Ouro Preto do Oeste e demais cidades da região.
28 de junho
Ariquemes (RO), abrangendo Buritis, Machadinho do Oeste, Jaru e demais cidades da região.
05 de julho
Cacoal (RO), abrangendo Buritis, Machadinho do Oeste, Jaru e demais cidades da região.
As inscrições serão disponibilizadas em breve pela Escola Judicial.
Fonte: TRT14