Tribunal do Trabalho capixaba engaja público no Facebook há um ano

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Na segunda-feira (16/5), a página no Facebook do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (www.facebook.com/trtespiritosanto) completa um ano com motivos de sobra para comemorar. Com mais de sete mil fãs e número superior a 700 publicações, a página tem cumprido os principais objetivos: esclarecer leis, direitos e deveres trabalhistas de uma maneira simples, criativa e divertida, desmistificando a imagem séria e formal do Judiciário e, ao mesmo tempo, aproximando a instituição da sociedade.

Idealizada pelo presidente do TRT-ES, desembargador José Carlos Rizk, a página possui um grande fluxo de postagens: uma média de três posts por dia, 17 por semana e 68 por mês. Para torná-la ainda mais dinâmica e interativa, são feitos posts utilizando assuntos do momento, memes, quizzes e paródias.

Os fãs são pessoas com idade entre 20 e 30 anos, principalmente. Para mantê-los informados e atrair cada vez mais a atenção, a equipe de criação optou por uma linguagem dinâmica, utilizando personagens de desenhos animados, filmes e séries, abordando problemas trabalhistas reais. Harry Potter, por exemplo, tem provas na escola e faz estágio. Por isso, foi criado um post explicando que ele tem direito à redução de carga horária a fim de sobrar tempo de estudar para os exames. Bob Esponja já sofreu assédio moral e Shrek foi discriminado em uma entrevista de emprego.

O Núcleo de Comunicação Social e Cerimonial do TRT-ES (Nucom) verificou que, quando um internauta vê seu personagem favorito passando por um problema trabalhista comum, ele para, observa o assunto e depois se identifica. Entretanto, não é só direito do trabalho que alimenta a fanpage. Em linha com um dos valores do planejamento estratégico do tribunal, são também divulgadas peças que informam sobre responsabilidade e consciência socioambiental.

Um exemplo foi o Dia Mundial da Água, em 22 de março. Para conscientizar sobre o uso desse recurso natural, o Nucom utilizou o desenho de um pokémon e comemorou o resultado: o post foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e compartilhado mais de 8 mil vezes.

Sem juridiquês – Para facilitar a compreensão, o Nucom preocupa-se em utilizar uma linguagem leve e bem-humorada nos posts, com trocadilhos e analogias que informam sem juridiquês. Dessa forma, o Judiciário rompe com a imagem séria e conservadora. “Não somos mais um poder distante, de linguagem difícil e inacessível”, afirmou o presidente do TRT-ES. As postagens em redes sociais têm maior alcance quando usam linguagem informal. “Isso acontece porque o brasileiro usa as redes sociais principalmente para entretenimento. Quando o órgão publica informação útil com bom humor, mais pessoas compartilham e prestam atenção”, completou o desembargador José Carlos Rizk.

Fonte: TRT-ES