Tribunal do MT promove ação de conscientização sobre as demandas das pessoas com autismo

Você está visualizando atualmente Tribunal do MT promove ação de conscientização sobre as demandas das pessoas com autismo
Compartilhe
O Poder Judiciário de Mato Grosso ampliará os debates sobre os cuidados e direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a ação TJMT Inclusivo: Capacitação e Conscientização em Autismo, nos dias 24 e 25 de março e 4 de abril. O projeto, criado para fomentar a inclusão social, percorrerá os municípios de Sinop, Sorriso e Cuiabá, respectivamente. A programação conta com ações de formação e palestras direcionadas para magistrados, servidores do Judiciário e população local.
“A proposta é alcançar toda a sociedade, seja para ampliar o conhecimento de profissionais que lidam diariamente com pessoas com TEA (médicos, psicólogos, pedagogos, professores), seja para conscientizar a sociedade sobre esta deficiência. Ampliar esse debate é fundamental, pois hoje o país já tem quase seis milhões de autistas. A maioria dessas pessoas teve diagnóstico tardio, isso significa que até então precisaram lidar com barreiras que resultaram em prejuízos sociais, por exemplo.”, reforça a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) e vice-presidente do TJMT.
O evento, promovido pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso e Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), também atende à Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A norma dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares.
Os conteúdos ampliarão os debates sobre a temática entre magistrados, servidores e toda sociedade. “Eles receberão informações sobre como conduzir os processos de forma sensível às necessidades desse público”, pontua a desembargadora.
Um dos objetivos dos eventos é desenvolver a compreensão sobre o autismo, especialmente a dos servidores do Judiciário. “A capacitação tem a finalidade de aprimorar o atendimento das pessoas com TEA e seus familiares. Ter uma abordagem adequada é o básico para que a prestação de serviço da Justiça seja eficiente e de qualidade”, reforça a vice-presidente do TJMT.
A iniciativa também tem como foco a população local, por levar informações sobre os direitos das pessoas com autismo, como legislações específicas, benefícios sociais e recursos disponíveis para garantia dos direitos.
Programação
O primeiro TJMT Inclusivo será realizado em Sinop, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso, no dia 24 de março (segunda-feira), a partir das 8h. A expectativa de público é de 400 pessoas.
No dia seguinte, 25 de março (terça-feira), a capacitação será na cidade de Sorriso, no Centro de Eventos Ari José Riedi – Rota do Sol, a partir das 8h, com previsão de 170 participantes.
O grande encerramento será em Cuiabá, no dia 4 de abril (sexta-feira). O evento será realizado em parceria com a prefeitura da capital. A programação e o local do evento serão divulgados em breve.