Tribunal do Júri de Samambaia (DF) conclui 2º. mutirão de julgamentos

Compartilhe

O Tribunal do Júri de Samambaia (DF) concluiu, no dia 31 de agosto, o segundo mutirão de julgamentos realizado neste ano para agilizar a prestação jurisdicional nas comunidades de Samambaia e Recanto das Emas, regiões administrativas do Distrito Federal. Iniciado no dia 1º de agosto, o segundo mutirão do ano aconteceu por iniciativa do Tribunal do Júri de Samambaia e contou com o apoio da Vice-Presidência do TJDFT, que designou magistrado para auxiliar nos trabalhos, e também com a colaboração do Ministério Público, dos Núcleos de Prática Jurídica das faculdades de Direito do DF, advogados particulares e a Defensoria Pública.

Dos 20 processos marcados para serem julgados, 15 audiências de julgamentos foram realizadas e cinco foram remarcadas a pedido da defesa ou por não comparecimento de testemunhas. Dos 15 processos apreciados, houve 10 condenações, 4 absolvições e 5 remarcações.

Crimes motivados por ciúmes, disputa de poder, vingança, entre outros, foram julgados no mutirão, que priorizou processos com réus idosos ou presos. Além da realização dos júris, que aconteceram todos os dias do mês de agosto, 18 audiências de instrução e julgamento também foram realizadas no mês.

Começar de Novo – O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) apóia a campanha “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça.  O Começar de Novo visa à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. O objetivo do programa é promover a cidadania e conseqüentemente reduzir a reincidência de crimes.

Fonte: TJDFT