Tribunal do DF realiza 64 julgamentos durante II Semana Nacional do Júri

Você está visualizando atualmente Tribunal do DF realiza 64 julgamentos durante II Semana Nacional do Júri
Compartilhe

Entre os dias 13 e 17 abril, durante a II Semana Nacional do Tribunal do Júri, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) levou a júri popular 71 ações de crimes dolosos contra a vida. Das 71 sessões designadas, 7 precisaram ser remarcadas por diversos motivos. Ao todo, foram efetivamente realizados 64 julgamentos em todas as circunscrições judiciárias do DF.

No último dia das sessões do júri (17/4), estavam agendados 14 julgamentos, que resultaram em 7 condenações, 4 absolvições e 2 desclassificações. Um júri não foi realizado. Dos júris realizados nas 13 circunscrições do TJDFT, 42 resultaram em condenação, 16, em absolvição; e outros 6, em desclassificação; totalizando 64 julgamentos concluídos. Após a Semana Nacional, os Tribunais do Júri dos diversos fóruns prosseguem com sua agenda de julgamentos.

A II Semana Nacional do Tribunal do Júri, no âmbito do TJDFT, esteve sob a coordenação do juiz João Marcos Guimarães Silva, titular do Tribunal do Júri de Taguatinga e gestor das Metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no tribunal.

A Semana Nacional do Tribunal do Júri é uma iniciativa dos órgãos integrantes da Enasp e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério da Justiça, e tem por objetivo levar a júri popular os responsáveis por crimes dolosos, que foram cometidos contra a vida há pelo menos cinco anos. A medida contribuirá para o alcance da Meta 4 da Enasp, que visa julgar, até outubro de 2015, todas as ações penais relativas a homicídios dolosos com denúncia recebida até 31 de outubro de 2009.

Fonte: TJDFT