O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA) lançam, neste mês de junho, uma campanha educativa de combate a queimadas; de prevenção a incêndios florestais e de preservação do meio ambiente.
A campanha visa, sobretudo, à sensibilização para adoção de medidas que podem ser adotadas por todos e que podem reduzir os prejuízos do período da estiagem, que se avizinha.
A campanha está sendo lançada neste mês de junho, que é o “Mês do Meio Ambiente”, e trará uma série de vídeos educativos, de curta duração, buscando alertar a sociedade para os perigos e prejuízos ocasionados pelas queimadas, as quais podem potencializar as consequências do período da estiagem.
O primeiro vídeo da campanha está disponível e pode ser acessado no link a seguir:
A campanha educativa é uma iniciativa expressa da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas e é uma das ações de enfrentamento a danos ambientais. Estas e outras ações foram definidas previamente, em maio deste ano, em reunião da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, com o presidente do Comitê de Logística Sustentável do TJAM, desembargador Délcio Luis Santos; com o juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema), Moacir Pereira Batista; com as juízas auxiliares da presidência do TJAM, Elza Vitória de Mello e Vanessa Leite Mota e servidores da área administrativa da Corte.
Conforme a desembargadora Nélia Caminha Jorge, o objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para a necessidade de atitudes de valorização ao meio ambiente, especialmente de combate a queimadas.
Os vídeos são de produção da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amazonas, com a colaboração técnica da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema).
A produção audiovisual será disponibilizada, sempre, no canal do TJAM na plataforma YouTube; nas redes sociais do Tribunal e também serão disponibilizados para publicação por órgãos de imprensa.