Tribunal do Amapá inicia ciclo de correições extrajudiciais ordinárias em cartórios de Macapá

Você está visualizando atualmente Tribunal do Amapá inicia ciclo de correições extrajudiciais ordinárias em cartórios de Macapá
Foto: Flávio Lacerda
Compartilhe

Com o propósito de verificar a regularidade dos atos notariais e registrais, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Corregedoria Permanente das Serventias Extrajudiciais da Comarca de Macapá, que tem como titular a juíza Liége Gomes, iniciou na segunda-feira (5/8), o Ciclo de Correições Extrajudiciais Ordinárias nos Cartórios da capital amapaense. A operação consiste em inspeções e fiscalizações dos serviços relacionados ao tabelionato e a primeira ação foi realizada no Cartório Jucá Cruz, sob a coordenação da magistrada.

A correição em Macapá, que deve ser executada até o dia 15 de agosto, consiste em uma inspeção realizada anualmente. Durante a atividade, os delegatários (tabeliães e oficiais das serventias) são orientados sobre correções e melhorias na escrituração contábil, análise das instalações, recursos materiais, atendimento ao público, medidas e equipamentos de segurança, recursos tecnológicos e padrões mínimos de tecnologia da informação. Além disso, são abordadas a comunicação e alimentação eletrônica dos bancos de dados nacionais e o uso dos sistemas de registros eletrônicos.

A iniciativa atende a parâmetros normativos e metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a juíza Liége Gomes, as inspeções são essenciais para constatar como estão os atendimentos pelos órgãos cartorários e assegurar a regularidade e eficiência nos serviços extrajudiciais delegados.

“Esse trabalho é fundamental. É nosso dever institucional conversar com os profissionais dos cartórios para termos esse contato estreito, e não somente fiscalizar para encontrar erros. Ao contrário, desta maneira, acompanhamos a atividade e propomos sugestões de melhoria dos serviços, para evitar qualquer tipo de incidente ou erro”, pontuou a titular da Corregedoria Permanente das Serventias Extrajudiciais da Comarca de Macapá.

O cronograma de Correições Extrajudiciais Ordinárias seguirá nesta terça-feira (6/8), no Cartório Cristiane Passos; na quarta-feira, 7, no Cartório Vales; na quinta-feira, 8, no 1º Cartório de Registro de Imóveis Eloy Nunes; na sexta-feira, 9, no 2º Cartório de Registro de Imóveis; e do dia 13 ao dia 15 (terça a quinta-feira da próxima semana) no Cartório Manoel Queiroz, no Arquipélago do Bailique.

Além da magistrada, estiveram presentes na abertura da Correição a assessora Bianca Martins, o promotor de Justiça substituto do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), Leonardo Rocha, a defensora pública da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), Raphaella Camargo, e o tabelião do cartório, Francisco Cruz, assim como a equipe do órgão cartorário.

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária