Tribunal de Justiça instala Projudi em comarcas de Roraima

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) instalou recentemente o Processo Judiciário Digital (Projudi) nas comarcas de Caracaraí e Bonfim. Além disso, ampliou a competência das comarcas de Mucajaí e Alto Alegre que anteriormente atuavam apenas nos processos de competência dos Juizados Especiais. Agora nessas comarcas o sistema está sendo usado em todos os novos processos de  competência cível e juizados especiais, como acontece na Capital.

 

Os processos de instalação e ampliação de competência ocorreram nos meses de março e abril e, para o efetivo funcionamento o TJRR, por meio da Seção de Atendimento ao Usuário do Projudi, ministrou treinamentos aos usuários das comarcas (juiz, servidores, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados e eventuais partes em processos).

De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação do TJRR, Sormany Brilhante, essa ampliação segue o cronograma estabelecido pela Administração do Tribunal. “Resolvemos incluir o treinamento ampliado para que possamos atuar no auxílio ao esclarecimento das dúvidas e das ocorrências no momento em que elas acontecem. Com isso evitaremos futuros deslocamentos para resolver essas situações corriqueiras, resultando em economia para o erário”, afirmou.

Projudi – O Tribunal de Justiça de Roraima começou a utilizar o Sistema CNJ de Processo Eletrônico (Projudi), desde o dia 27 de janeiro de 2007, sendo um dos tribunais pioneiros na utilização do meio digital que permite a tramitação eletrônica de processos judiciais via internet.

O Projudi foi implantado, inicialmente, em quatro juizados especiais cíveis e criminais da capital Boa Vista. Nesses postos os processos levavam cerca de 160 dias para serem concluídos, mas, com o Sistema CNJ de Processo Eletrônico, esse tempo caiu para 45 dias, em média.

Além dos juizados especiais, atualmente o sistema encontra-se instalado  em todas as varas cíveis da Capital e nas comarcas de Mucajaí, Alto Alegre, Bonfim e Caracaraí. Em grau de recurso, funciona também na Turma Recursal dos Juizados Especiais que tem atuação em todo o Estado.

Do TJRR