Tribunal busca certificações de gestão de qualidade e gestão antissuborno

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FOTO: TJMS
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O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu início este ano a uma consultoria para obter as certificações ISO 9001 e 37001. Com a primeira, que se baseia na gestão da qualidade, a corte pretende incrementar seus mecanismos de atendimento às partes interessadas, de gestão processual e de celeridade dos serviços. Por sua vez, com a ISO 37001, voltada para a gestão antissuborno, o TJMS almeja aprimorar sua política interna de anticorrupção, mediante o estabelecimento de procedimentos que evidenciem a integridade e a transparência da própria instituição.

Porém, é necessário o comprometimento de todos os colaboradores para o sucesso na obtenção de ambas as certificações. A gestão de qualidade objetivada pela ISO 9001, por exemplo, somente se tornará realidade no TJMS à medida que seus colaboradores, em especial, servidores e magistrados, auxiliem na identificação das áreas que necessitam de melhoramentos, estejam abertos às mudanças advindas da implantação dessa nova forma de gestão, bem como se encontrem aptos para executá-las. Dessa forma, é essencial que todos participem de eventuais pesquisas para levantamentos de dados e reconhecimento dos chamados “gaps” (lacunas e falhas de competências e atribuições), assim como de cursos e treinamentos.

Em relação à norma ISO 37001 não é muito diferente. Para que se obtenha a referida certificação, mais importante do que a administração do TJMS definir ações para contemplar os riscos de suborno e os seus objetivos antissubornos, é a participação dos servidores e magistrados em programas e treinamentos de conscientização, a fim de que possam identificar tanto situações de suborno cometidos por colaboradores, quanto por terceiros em prejuízo do Tribunal.

Fonte: TJMS

 

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