Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elevaram em 133,3% o total de processos julgados, segundo o relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O dado refere-se a 2015, quando houve 60.093 julgamentos. Em 2014, foram 25.761 ações julgadas.
Em relação ao 1º grau, o crescimento foi de 30,6%. Os juízes cearenses passaram de 176.699 julgamentos, em 2014, para 230.841 processos julgados em 2015. No geral, incluindo a 1ª e 2ª Instâncias, o Ceará um aumentou em 18,9% a produtividade. Além disso, o TJCE obteve o quarto melhor índice de conciliação (16%) entre os tribunais de médio porte da Justiça estadual do país. Foi a primeira vez que o CNJ contabilizou o número de processos solucionados por meio de acordos.
Um dos fatores responsáveis pelo aumento da produtividade está na conciliação e mediação que vêm sendo priorizadas pelo TJCE, que tem à frente a desembargadora Iracema Vale. “Acredito na conciliação como forma alternativa eficaz para a solução dos conflitos, por isso apoiamos esse trabalho”, afirmou a magistrada. Outro fator, diz ela, foi o “empenho dos magistrados e servidores que trabalharam muito para obter esse resultado”, concluiu.
O desembargador Francisco Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do tribunal, disse que o resultado positivo foi obtido graças ao esforço da direção do TJCE para agilizar a prestação jurisdicional. “Os números refletem exatamente uma consequência do trabalho desenvolvido pelo tribunal, que foi a instalação de vários centros de conciliação e mediação na capital e comarcas do interior do estado”, destacou.
Caberá à Comissão zelar pela gradual implantação das medidas de acessibilidade e inclusão.
Fonte: TJCE