O Poder Judiciário de Alagoas julgou 27 dos 35 processos pautados para a primeira semana do Mês do Júri, o que representa índice de 77% de julgamento. Das sessões que ocorreram, 14 terminaram com a absolvição dos réus e em 13 julgamentos houve condenações. Um júri não foi realizado devido à morte do acusado e outros sete foram adiados.
O Mês do Júri teve início no dia 3 de novembro em todo o país, e visa julgar réus por crimes dolosos contra a vida, dando preferência a processos que começaram a tramitar até dezembro de 2009, conforme definido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). Até o fim do mês, as varas do tribunal do júri da capital e interior devem julgar cerca de 100 acusados de homicídio e tentativa de homicídio.
A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Alagoas, a força-tarefa conta com a participação do Tribunal de Justiça, da Corregedoria-Geral da Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Secretaria de Ressocialização do Estado (Seris) e da Polícia Militar.
Fonte: TJAL