O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lança, nesta sexta-feira (4/12), o novo site do Judiciário estadual. A reformulação da página busca permitir ao cidadão acesso mais fácil e rápido. Mais interativo, o site acompanha mudanças na área de comunicação, informação e tecnologia. Uma das inovações foi a adoção de design responsivo — ajustável para plataformas como tablets, smartphones ou desktops.
Mais leve e simples, a concepção do novo site favorece a distribuição das informações de acordo com os serviços mais buscados e acessados, como por exemplo as consultas processuais, o Diário da Justiça, o Acesso à Informação, entre outros serviços. Também considera a divisão dos serviços por perfis de usuários, dando mais visibilidade aos que são oferecidos pela Justiça cearense.
O compartilhamento do conteúdo nas redes sociais e o envio de informações via e-mail, direto do site, também serão possíveis. Outra novidade é a identificação das notícias por QRCode. Um código será gerado automaticamente quando uma publicação ocorrer e, a partir daí, os internautas poderão fazer a leitura do código nos aparelhos, partilhar a notícia ou ler as matérias em seus dispositivos.
O portal foi desenvolvido em conjunto pelas equipes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) e Assessoria de Comunicação.
Transparência e praticidade – Outro destaque é que a página passa a disponibilizar um banco de fotos em alta resolução, e as notícias foram dispostas de modo mais organizado, garantindo mais funcionalidade, transparência e praticidade. Haverá enquetes para debater temas da atualidade que ficarão disponibilizadas na homepage semanalmente. Os resultados serão utilizados na produção de reportagens para a comunicação interna.
Todas as seções do novo portal contam com sistema de categorias e tags para a classificação do conteúdo. Isso permite ao internauta realizar a busca de apenas um determinado tópico de conteúdo desejado. O site ganhou novos matizes de cores para não cansar os olhos de quem visualiza a página diariamente. Os tons são os mesmos já utilizados em outros canais de comunicação (revista, jornal, boletim digital).
Fonte: TJCE