O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) receberá, em breve, um sistema concebido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para organizar e integrar dados sobre o cumprimento de penas. O processo de expansão do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU) está recebendo os estudos iniciais e o TJES, além dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Piauí (TJPI) terão oportunidade de conhecer mais detalhes e observarem seu funcionamento na prática.
O supervisor das Varas Criminais e de Execução Penal do TJES, desembargador Fernando Zardini Antonio, destacou a importância do sistema unificado de execução penal. “A chegada desse novo sistema será uma forma de acompanhar com maior transparência e eficiência os dados relativos à execução penal do estado, permitindo uma maior agilidade na compilação das informações e facilitando o planejamento de estratégias de atuação”, disse.
Em breve, o presidente do Comitê de Governança e Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, deve realizar uma visita ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), quando obterá informações mais completas sobre o novo sistema. Posteriormente, o TJES deverá receber um treinamento sobre o funcionamento do SEEU.
De acordo com informações divulgadas pelo CNJ, com o novo sistema, o juiz terá uma visão mais ampla e completa de toda a Vara de Execução Penal, podendo realizar uma gestão mais profissional e competente de todos os processos sob sua responsabilidade. O SEEU é resultado de parceria entre o CNJ e o TJPR, que desenvolveu o sistema em 2011 e obteve excelentes resultados.
Fonte: TJES