Mais uma turma de advogados recebeu treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), no dia 6 de julho, na Escola dos Servidores do Judiciário mato-grossense. O sistema, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), futuramente será responsável pelo gerenciamento de toda a tramitação dos processos nas varas de Cuiabá e interior do estado.
De acordo com o instrutor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rosivaldo Rodrigues, o objetivo é tornar os advogados aptos a manusear, de forma eficiente, o sistema que substituirá o Processo Judicial Digital (Projudi). “Pretendemos capacitar no mínimo 10 mil advogados até outubro deste ano, alternando entre turmas na Capital e interior”, esclarece.
Para a advogada Alexandra Massoli Rey Parrado, o treinamento é de grande valia, já que esse foi o primeiro contato com a ferramenta. “Como o treinamento é realizado de forma bem didática, tem sido fácil aprender como funciona o novo sistema”, pontua.
Também em capacitação, o advogado Gabriel Martins Vilela destaca a importância do curso sobre o PJe. “Em princípio toda mudança causa receio, entretanto, o treinamento é bem tranquilo e tem sanado todas as minhas dúvidas sobre o sistema”, pontua.
As capacitações são resultado de uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), que atenderá 30 municípios mato-grossenses.
Em Mato Grosso, o Processo Judicial Eletrônico tem aproximadamente 10 mil processos em trâmite e já está implantado em 24 das 325 varas existentes. O PJe será implantado em Segundo Grau de jurisdição a partir de novembro de 2015.
Ainda este mês serão realizados novos treinamentos em Cuiabá, Diamantino, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Várzea Grande, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.
Fonte: TJMT