Tribunal calcula realizar 900 audiências na semana de conciliação

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) cuida dos últimos detalhes com vistas à participação no período de 2 a 6 de dezembro da Semana Nacional de Conciliação (SNC). A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo, por meio do estímulo à conciliação entre as partes envolvidas em processos.

A oitava edição da SNC tem como slogan “quem concilia sempre sai ganhando”. Em Roraima, com exceção das varas criminais, em razão de suas características peculiares, as outras unidades judiciárias poderão participar da Semana de Conciliação. A seleção dos processos incluídos na pauta fica a critério de cada juízo, observando-se o andamento de cada um deles.

Conforme Darwin Lima, coordenador dos Programas de Acesso ao Judiciário do TJRR, estima-se que na edição deste ano o Judiciário estadual realize 900 audiências, entre pré-processuais e processuais. “A conciliação é sempre interessante, tanto para as partes quanto para o Judiciário. É uma alternativa de solução rápida, eficaz e barata, onde todos saem ganhando”, afirmou.

Justiça Itinerante – Lima explicou que mesmo que o interessado não tenha entrado com um processo judicial, ele poderá procurar atendimento nas unidades do ônibus da Justiça Itinerante, Núcleos de Atendimento e Conciliação (Terminal do Caimbé, Terminal do Centro e Estácio Atual), Chame, Câmara de Conciliação da Defensoria Pública e Central de Atendimento dos Juizados Especiais, inclusive durante a semana de conciliação.

A Semana Nacional de Conciliação consiste em uma campanha realizada anualmente que envolve tribunais brasileiros das esferas estadual, federal e trabalhista, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionar o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o estoque de processos na justiça brasileira.

Fonte: TJRR